TCE apura denúncia e cobra explicações sobre repasse de R$ 19 mi para OS que mantém o Hospital Regional

Esta Organização Social foi contratada no ano passado pelo Governo do Estado para administrar e manter o Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas.

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCE-MG - determinou a intimação da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) para que preste uma série de esclarecimentos sobre o Contrato de Gestão firmado com a Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia - FAEPU. Esta Organização Social foi contratada no ano passado pelo Governo do Estado para administrar e manter o Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas.

A decisão foi proferida a partir de denúncia que chegou ao Tribunal de Contas do Estado e exige que a FHEMIG informe os contratos de fornecimento e prestação de serviços que eram de sua titularidade no primeiro trimestre da execução do contrato, bem como seus respectivos valores. Além disso, o TCE-MG questiona o repasse de R$ 19.058.271,09 à FAEPU, mesmo com a titularidade dos referidos contratos pela FHEMIG, e solicita justificativa para tal ação.

O órgão também determina que a FHEMIG especifique os projetos especiais que serão custeados com os recursos remanescentes do repasse de verbas realizado e não executado pela FAEPU no primeiro trimestre da execução do Contrato de Gestão, com o respectivo cronograma para sua implementação e informe as medidas adotadas a fim de recuperar o valor repassado à FAEPU e não utilizado pela referida organização social no período.

O Tribunal também exige um relatório de encontro de contas do segundo trimestre do contrato, a decisão da supervisora do contrato sobre o período analisado, e relatórios sobre a avaliação do terceiro trimestre, assim que finalizada. O TCE-MG adverte que o descumprimento das ordens poderá acarretar multa aos responsáveis, conforme previsto na legislação estadual.

Em reposta ao Patos Hoje, a FHEMIG informou que já se pronunciou ao Tribunal de Contas do Estado - TCE-MG e que prestará todos os esclarecimentos necessários. Quanto à FAEPU, a fundação esclareceu que não foi citada no ofício e que todas os esclarecimentos foram prestados à FHEMIG.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais