SUS amplia proteção contra meningite com a vacina ACWY aos 12 meses e já está sendo aplicada em Patos de Minas

A atualização já está sendo seguida nas salas de vacinação de Patos de Minas.

A vacina meningocócica ACWY agora é também ofertada pelo Sistema Único de Saúde na rotina das crianças, ampliando a proteção dos pequenos contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. A atualização entrou em vigor no dia 1º de julho e já está sendo seguida nas salas de vacinação de Patos de Minas.


Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da meningocócica C (aos três e cinco meses) e um reforço (aos doze meses). Com a mudança, esse reforço passa a ser com a ACWY. "Os pais que buscavam essa proteção maior para os filhos precisavam pagar por ela. Ofertar o imunizante na rede pública já na primeira infância é uma conquista muito importante", avalia a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Vanessa Vieira.


Até então, a meningocócica ACWY era ofertada no SUS apenas para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, que detalha os esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina.


Segundo o Ministério da Saúde, crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses devem receber a dose de reforço com a ACWY.


É importante lembrar que outros imunizantes disponíveis no SUS - como BCG, penta e pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) - também ajudam a proteger contra formas de meningite.


Sobre a doença - A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas com informações do Ministério da Saúde

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais