SUS amplia proteção contra meningite com a vacina ACWY aos 12 meses e já está sendo aplicada em Patos de Minas

A atualização já está sendo seguida nas salas de vacinação de Patos de Minas.

A vacina meningocócica ACWY agora é também ofertada pelo Sistema Único de Saúde na rotina das crianças, ampliando a proteção dos pequenos contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. A atualização entrou em vigor no dia 1º de julho e já está sendo seguida nas salas de vacinação de Patos de Minas.


Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da meningocócica C (aos três e cinco meses) e um reforço (aos doze meses). Com a mudança, esse reforço passa a ser com a ACWY. "Os pais que buscavam essa proteção maior para os filhos precisavam pagar por ela. Ofertar o imunizante na rede pública já na primeira infância é uma conquista muito importante", avalia a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Vanessa Vieira.


Até então, a meningocócica ACWY era ofertada no SUS apenas para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, que detalha os esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina.


Segundo o Ministério da Saúde, crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses devem receber a dose de reforço com a ACWY.


É importante lembrar que outros imunizantes disponíveis no SUS - como BCG, penta e pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) - também ajudam a proteger contra formas de meningite.


Sobre a doença - A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas com informações do Ministério da Saúde

Últimas Notícias

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais

Conselho Técnico define adversários do Mamoré no Módulo II 2026; confira

Veja mais

Carro derrapa durante forte chuva na MGC 354 e vai parar com as rodas para o alto

Veja mais

Em post enigmático, Falcão anuncia parceria com pré-candidato ao governo de Minas Gerais

Veja mais

Neto do professor “Pão”, é campeão brasileiro de basquete Sub-16 pela Seleção Mineira

Veja mais