SUS amplia proteção contra meningite com a vacina ACWY aos 12 meses e já está sendo aplicada em Patos de Minas

A atualização já está sendo seguida nas salas de vacinação de Patos de Minas.

A vacina meningocócica ACWY agora é também ofertada pelo Sistema Único de Saúde na rotina das crianças, ampliando a proteção dos pequenos contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite. A atualização entrou em vigor no dia 1º de julho e já está sendo seguida nas salas de vacinação de Patos de Minas.


Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da meningocócica C (aos três e cinco meses) e um reforço (aos doze meses). Com a mudança, esse reforço passa a ser com a ACWY. "Os pais que buscavam essa proteção maior para os filhos precisavam pagar por ela. Ofertar o imunizante na rede pública já na primeira infância é uma conquista muito importante", avalia a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Vanessa Vieira.


Até então, a meningocócica ACWY era ofertada no SUS apenas para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, que detalha os esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina.


Segundo o Ministério da Saúde, crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses devem receber a dose de reforço com a ACWY.


É importante lembrar que outros imunizantes disponíveis no SUS - como BCG, penta e pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) - também ajudam a proteger contra formas de meningite.


Sobre a doença - A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas com informações do Ministério da Saúde

Últimas Notícias

Funcionários de farmácia são indiciados por homicídio em caso de morte por ingestão de medicamento errado

Veja mais

Esgoto corre a céu aberto causando poluição no bairro Copacabana até desaguar no Rio Paranaíba

Veja mais

PC indicia quatro pessoas por assassinato de jovem em Lagoa Formosa; câmera flagrou o crime

Veja mais

Final de semana em Patos de Minas tem risco de tempestades e ventos fortes, alerta Defesa Civil

Veja mais

Após três anos inutilizado, palácio que vai abrigar Câmara de Patos de Minas segue em reforma

Veja mais

Operação com espuma e jatos d’água: incêndio em bitrem com diesel deixou BR365 interditada por mais de 17 horas

Veja mais