Superintendência descobre fraudes em cadastramento escolar e matrícula é alvo de polêmica

Houve casos em que uma mesma criança realizou quatro cadastros escolares.

Superintendente Regional de Ensino, Elizabeth Nascimento

Vale tudo para conseguir matricular o filho na escola pública desejada? Qual é o limite para os pais? Perguntas como estas estão sendo feitas desde agosto, quando a Superintendência de Ensino de Patos de Minas passou a analisar os dados informados por pais de alunos no cadastramento escolar. A comissão responsável pelo trabalho identificou dezenas de fraudes.

De acordo com a Superintendente Regional de Ensino, Elizabeth Nascimento, muitos pais mentiram o endereço verdadeiro da criança para conseguir a vaga na escola desejada. Segundo ela, houve casos em que uma mesma criança realizou quatro cadastros escolares em lugares diferentes e com endereços diferentes.

O problema veio à tona nessa segunda-feira (15) quando a Secretaria de Estado da Educação abriu o período de matrículas. Os alunos foram mandados para a escola mais próxima de casa.  A destinação das vagas levou em conta as informações prestadas no Cadastramento Escolar. Entretanto, nos casos em que houve fraudes e que a Superintendência não conseguiu identificar o endereço verdadeiro, a criança foi encaminhada para a escola onde havia vaga disponível.

A medida foi tomada em comum acordo com o Ministério Público, mas gerou reclamação. Muitos pais foram até a Superintendência reclamar da medida. A superintendente de ensino explicou, no entanto, que o problema foi provocado pelos próprios pais que mentiram no momento de realizar o Cadastramento Escolar. Elizabeth destacou que no momento em que há uma cobrança grande por políticos mais honestos, é importante que as pessoas também façam sua parte.

Elizabeth garantiu que há vagas suficientes para atender todas as crianças nas escolas públicas de Patos de Minas. O período de matrículas vai até sexta-feira (18). Os pais devem ficar atentos aos documentos exigidos para a realização das matrículas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais