SUINCO explica paralisação no sistema após acesso estranho e toma medidas para normalização

O trabalho continua para fazer a normalização do sistema que, após 6 dias, ainda não voltou a operar totalmente.

A maior cooperativa processadora de carne suína do estado de Minas Gerais, situada em Patos de Minas, teve seu sistema paralisado na última quarta-feira (26/04) após ser verificado um acesso estranho ao mecanismo de gerenciamento da empresa. Os cerca de 1600 colaboradores da SUINCO ficaram sem receber o dinheiro ao vale alimentação, mas o atraso não deve perdurar por muito tempo. O trabalho continua para fazer a normalização do sistema que, após 6 dias, ainda não voltou a operar totalmente.

O Patos Hoje conversou na tarde desta terça-feira (02/05) com a coordenação da Suinco. Preferindo não gravar entrevista, ela explicou que, devido ao problema, não foi possível fazer o pagamento do vale-alimentação que rigorosamente é feito no dia 1º, mas informou que os profissionais de TI estão trabalhando para a normalização e a administração pretende fazer o pagamento ainda nesta terça ou no mais tardar até esta quarta-feira (03/05). O pagamento do salário deve ser depositado na sexta-feira (05/05). Funcionários temiam que o atraso fosse maior.

A coordenação explicou que todas as medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação do sistema. Um comunicado foi produzido para esclarecimento e divulgado nas redes de comunicação da empresa. Segundo o documento, a SUINCO identificou um acesso não autorizado ao sistema e, por motivo de força maior, paralisou de forma imediata todas as atividades técnicas e operacionais.

No comunicado, a empresa diz que vem adotando todas as medidas de natureza cível e criminal necessárias para apuração do caso e que o Departamento de Governança, Proteção e Privacidade de Dados e a equipe de Tecnologia da Informação estão envidando esforços para a solucionar o problema, já tendo iniciado a retomada gradual de suas atividades.

Também informou que possui política de Privacidade e Proteção de Dados e que todos os seus sistemas possuem mecanismos de segurança e criptografia, ressaltando ainda que não houve qualquer prejuízo à efetivação de pagamentos nos prazos previstos. Ainda segundo o comunicado, as normas de proteção de dados estão sendo rigorosamente cumpridas e que o incidente de segurança já foi comunicado às autoridades competentes para os devidos fins.

Por fim, o documento reforçou seu compromisso de zelar pela privacidade e segurança dos dados, trabalhando sempre com transparência, zelo e agilidade, e permanece à disposição de seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores para dirimir quaisquer dúvidas. A administração da empresa informou que uma nota jurídica, com mais explicações, será encaminhada para o Patos Hoje.

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