STF forma maioria e advogado patense mais 99 pessoas viram réus por atos golpistas em Brasília

Com a maioria formada, o advogado Thiago Queiróz e mais 99 pessoas se tornam réus e deverão responder por uma série de crimes.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para tornar réus os 100 primeiros denunciados pelos atos golpistas que destruíram obras de arte e parte da estrutura do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro. Com a maioria formada, o advogado Thiago Queiróz e mais 99 pessoas se tornam réus e deverão responder por uma série de crimes.

A votação teve início nessa última segunda-feira (20) com o voto do relator Alexandre de Morais. Segundo o ministro, “as condutas dos denunciados são gravíssimas e que tentar destruir a democracia é inconstitucional”. Ele ressaltou ainda que “a competência para julgar os casos é do STF, diante da conexão com outras investigações de atos antidemocráticos”.

Até o momento, acompanharam o voto do relator os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Ainda faltam votar André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux. Com isso, o advogado patense Thiago Queiróz e outros 99 deverão responder pelos crimes de:

• associação criminosa armada;

• abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

• golpe de Estado;

• dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;

• deterioração de patrimônio tombado.

Ainda cabem recursos contra o recebimento das denúncias. Na sequência, serão abertas ações penais, com nova coleta de provas, tomada de depoimentos de testemunhas, além de interrogatórios dos réus. Não há prazo para a conclusão dos julgamentos.

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais