STF forma maioria e advogado patense mais 99 pessoas viram réus por atos golpistas em Brasília

Com a maioria formada, o advogado Thiago Queiróz e mais 99 pessoas se tornam réus e deverão responder por uma série de crimes.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para tornar réus os 100 primeiros denunciados pelos atos golpistas que destruíram obras de arte e parte da estrutura do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto no dia 08 de janeiro. Com a maioria formada, o advogado Thiago Queiróz e mais 99 pessoas se tornam réus e deverão responder por uma série de crimes.

A votação teve início nessa última segunda-feira (20) com o voto do relator Alexandre de Morais. Segundo o ministro, “as condutas dos denunciados são gravíssimas e que tentar destruir a democracia é inconstitucional”. Ele ressaltou ainda que “a competência para julgar os casos é do STF, diante da conexão com outras investigações de atos antidemocráticos”.

Até o momento, acompanharam o voto do relator os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Ainda faltam votar André Mendonça, Nunes Marques, Rosa Weber e Luiz Fux. Com isso, o advogado patense Thiago Queiróz e outros 99 deverão responder pelos crimes de:

• associação criminosa armada;

• abolição violenta do Estado Democrático de Direito;

• golpe de Estado;

• dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;

• deterioração de patrimônio tombado.

Ainda cabem recursos contra o recebimento das denúncias. Na sequência, serão abertas ações penais, com nova coleta de provas, tomada de depoimentos de testemunhas, além de interrogatórios dos réus. Não há prazo para a conclusão dos julgamentos.

Últimas Notícias

PM monitora casa, encontra droga no sutiã de mulher e dois acabam na delegacia

Veja mais

É nesta Sexta dia 21. Seu sorriso transformado com os implantes Dentários. São somente 10 vagas

Veja mais

Incêndio de grandes proporções destrói setor de beneficiamento de café em fazenda de Patrocínio

Veja mais

URT aprova estatuto da SAF por unanimidade e marca data para votação de proposta de investidor

Veja mais

Jovem usa vara para furtar encomendas de empresa em Patos de Minas; veja vídeo

Veja mais

Cleitinho lidera a corrida ao governo de Minas em Patos de Minas; Lud Falcão tem 55% para deputado estadual

Veja mais