Startup de Patos de Minas conquista 2º lugar em programa de preservação e valorização do Cerrado

Iniciativa premia soluções para a preservação do segundo maior bioma do Brasil

A startup Predativa, de Patos de Minas, conquistou a segunda posição entre os melhores projetos premiados no programa Inova Cerrado, que teve o encerramento da sua primeira edição na última sexta-feira (31/1), em Uberaba. Promovida pelo Sebrae Nacional, a iniciativa em Minas Gerais é capitaneada pelo Sebrae Minas e pelos ecossistemas de inovação de Patos, Uberlândia e Uberaba e valoriza ideias para a preservação e valorização do segundo maior bioma do Brasil.

A startup ofereceu tecnologias inovadoras e sustentáveis para criação de insetos de alta qualidade para o controle biológico de pragas na agricultura. A empresa recebeu uma premiação de R$ 10 mil devido ao destaque no projeto. “Esse prêmio é um importante reconhecimento do potencial da tecnologia que desenvolvemos. Uma valiosa contribuição para a sustentabilidade e a proteção do Cerrado brasileiro”, afirma o CEO da Predativa, Pedro Camargo.

Outras duas startups mineiras tiveram destaque no programa. A Smart Timber, da cidade de Lavras, foi a grande vencedora no primeiro ciclo. A greentech (termo que se refere a empresas que utilizam tecnologias para reduzir o impacto ambiental de suas atividades) criou um sistema que utiliza inteligência artificial para rastrear a madeira da floresta aos lares, controlar o comércio de espécies ameaçadas de extinção e identificar madeiras nobres.

O terceiro lugar foi para a Chama Segura, de Belo Horizonte, com um projeto que tem o objetivo de gerenciar e ajudar a gestão das brigadas florestais para uma eficiência maior no combate a incêndios florestais e tentar reduzir os problemas com as queimadas.

“Tivemos uma variedade de soluções de diversos segmentos econômicos, essa é a beleza da bioeconomia. O principal fruto desse trabalho é formar uma nova geração de empreendedores que têm a consciência de que é preciso uma nova forma de desenvolvimento para o Cerrado, com muita inovação, sustentabilidade e utilizando os nossos ativos biológicos”, afirma o analista de inovação e coordenador do Sebrae Nacional, Phillipe Figueiredo, que também coordena o projeto Inova Biomas.


Inova Cerrado

O Inova Cerrado é uma iniciativa focada no fomento, apoio e desenvolvimento de pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras, alinhadas ao Cerrado, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade desse bioma. O programa contempla os Estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

Durante três meses, os empreendedores tiveram acesso a capacitações, mentorias e workshops para desenvolverem seus projetos. Dezenove empresas inovadoras e startups apresentaram soluções para preservação do ecossistema e fomento à bioeconomia do Cerrado a uma banca e os três melhores projetos foram premiados em dinheiro.

Durante o evento de encerramento, os participantes foram informados de um novo estágio da iniciativa. Trata-se da fase de tração, que será lançada ainda no primeiro trimestre deste ano.


Bioma

O Cerrado é segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil. Cobrindo cerca de 25% do território nacional, é uma das regiões do país de maior biodiversidade, com mais de 6 mil espécies de árvores e 800 aves catalogadas. Em Minas Gerais, o território abrange 55 municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do estado, sendo reconhecido pela produção de cafés especiais e de diferentes tipos de queijos artesanais.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais