Sítios minerários do século XIX são descobertos em pesquisa arqueológica feita em Patos de Minas

A pesquisa envolveu a identificação de vestígios arqueológicos, estruturas construídas e áreas ambientalmente modificadas.

A Prefeitura de Patos de Minas conduziu recentemente uma pesquisa arqueológica para identificar e delimitar dois importantes sítios minerários históricos. Localizados na região leste do município, próximo ao distrito de Chumbo/Areado, esses sítios incluem a Mina de Galena, famosa por sua extração de prata e chumbo no início do século XIX, e a Fábrica de Ferro, ativa na segunda metade do mesmo século.

A pesquisa envolveu a identificação de vestígios arqueológicos, estruturas construídas e áreas ambientalmente modificadas para acomodar os empreendimentos passados. Além disso, foram conduzidas sessões de educação patrimonial para a equipe técnica da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) e estudantes da Escola Municipal Major Augusto Porto, em Areado.

Os resultados serão compilados em relatório a ser enviado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para registro oficial. Segundo a Prefeitura Municipal, esses sítios, uma vez registrados, não apenas enriquecerão a história local, mas também destacarão a importância da herança mineral de Patos de Minas no contexto brasileiro do século XIX.


Últimas Notícias

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais

Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar

Veja mais