Sítios minerários do século XIX são descobertos em pesquisa arqueológica feita em Patos de Minas

A pesquisa envolveu a identificação de vestígios arqueológicos, estruturas construídas e áreas ambientalmente modificadas.

A Prefeitura de Patos de Minas conduziu recentemente uma pesquisa arqueológica para identificar e delimitar dois importantes sítios minerários históricos. Localizados na região leste do município, próximo ao distrito de Chumbo/Areado, esses sítios incluem a Mina de Galena, famosa por sua extração de prata e chumbo no início do século XIX, e a Fábrica de Ferro, ativa na segunda metade do mesmo século.

A pesquisa envolveu a identificação de vestígios arqueológicos, estruturas construídas e áreas ambientalmente modificadas para acomodar os empreendimentos passados. Além disso, foram conduzidas sessões de educação patrimonial para a equipe técnica da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) e estudantes da Escola Municipal Major Augusto Porto, em Areado.

Os resultados serão compilados em relatório a ser enviado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para registro oficial. Segundo a Prefeitura Municipal, esses sítios, uma vez registrados, não apenas enriquecerão a história local, mas também destacarão a importância da herança mineral de Patos de Minas no contexto brasileiro do século XIX.


Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais