Sicoob Credicopa compra conjunto arquitetônico centenário e vai revitalizar boa parte da estrutura

O Sicoob Credicopa adquiriu o imóvel e vai elaborar um projeto para aproveitar melhor a área e manter a parte essencial do patrimônio histórico que fazia parte do inventário e que agora foi tombado.


Fim do imbróglio envolvendo um conjunto arquitetônico centenário localizado no centro de Patos de Minas. O Sicoob Credicopa adquiriu o imóvel e vai elaborar um projeto para aproveitar melhor a área e manter a parte essencial do patrimônio histórico que fazia parte do inventário e que agora foi tombado.

O imóvel localizado na esquina da rua Olegário Maciel com a avenida Getúlio Vargas pertencia à família de Zama Alves e era formado por uma sobrado, construído na década de 20 do século passado para abrigar o Posto de Profilaxia Rural e a residência da família. Os dois imóveis faziam parte do inventário do Patrimônio Histórico.

Ocorre que o sobrado estava em condições precárias. O imóvel chegou a ser interditado pela Defesa Civil por causa do risco iminente de desabamento. O Patos Hoje entrevistou os antigos proprietários, que relatavam a preocupação com o estado de conservação em que o imóvel se encontrava.

Com a aquisição por parte do Sicoob Credicopa, o caso foi levado para o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico que aprovou a demolição do sobrado e a manutenção e conservação da casa de Zama Alves. Cerca de 200 metros de área serão totalmente preservados.

Segundo o presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, a parte do casarão que está na avenida Getúlio Vargas e a que está na Olegário Maciel, formando um “L” será totalmente restaurada. Segundo ele, a intenção é ceder o imóvel em comodato para entidades culturais do município com as “Marias da Palha” e a Unart, que poderão usar o espaço inclusive para comercializar seus artigos.

O restante do imóvel será usado inicialmente como estacionamento para os cooperados do Sicoob Credicopa. Ele explicou que existe também um projeto para a construção de estacionamento de dois andares no local. “Nos vamos manter o imóvel tombado e ainda ajudar a solucionar o problema do trânsito com a falta de estacionamento”, concluiu.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais