Servidores recebem treinamento para padronizar limpeza das unidades de saúde
O padrão a ser adotado é o mesmo criado pelo Ministério da Saúde que foi atualizado este ano com regras mais rigorosas.
A Vigilância Sanitária de Patos de Minas vai padronizar o trabalho de limpeza e desinfecção de superfícies e pisos nas unidades de saúde. O padrão a ser adotado é o mesmo criado pelo Ministério da Saúde que foi atualizado este ano com regras mais rigorosas para evitar a proliferação de microorganismos.
130 profissionais que atendem nas unidades de saúde de Patos de Minas passaram por um treinamento esta semana para por em prática as novas regras. A determinação é para que eles sejam ainda mais rigorosos com o processo de limpeza e desinfecção das unidades de saúde.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Mara Lúcia Teodoro de Freitas, as unidades de saúde são ambientes propícios para a proliferação de microorganismos resistentes. Ela informou que a limpeza e a desinfecção é a forma mais eficiente de amenizar os riscos de contaminação.
O treinamento oferecido aos coordenadores das unidades de saúde deverá ser repassado aos profissionais responsáveis pela limpeza. Para o enfermeiro Adalto Gonçalves Júnior, as mudanças vão dar mais proteção aos usuários do serviço e também aos profissionais que atuam nesta área.