Servidores pedem 17,5% de reajuste nos salários, mas Prefeitura de Patos de Minas oferece 6,5%

A reivindicação foi de 17,5% e 20%, no salário e vale-alimentação respectivamente

A administração municipal reuniu-se na tarde dessa segunda-feira (23) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Patos de Minas (Sintrasp). Nesse primeiro encontro, a pauta de reivindicações apresentada pelo sindicato trouxe pedido de reajuste salarial de 17,5% e de 20% no vale-alimentação. A Prefeitura argumentou que o percentual não seria possível e ofereceu 6,5% de reajuste no salário e 6,5% no vale-alimentação.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a solicitação do Sindicato representa impacto total de R$ 32 milhões para os cofres públicos, o que não seria suportado pelo orçamento do município. Devido ao alto volume orçamentário investido nas ações essenciais do município, o índice orçado para 2023 encontra-se próximo a 92%. "Além da não coerência entre o reajuste pretendido e o índice oficial de inflação medido pelo INPC, o aumento pode comprometer diversas ações do município, caso as despesas superem 95% das receitas correntes, conforme prevê o artigo 167 da Constituição Federal", explicou.

Durante o encontro, ainda foram apresentados dados que mostram que o salário dos servidores não estaria defasado. A inflação acumulada nos últimos dez anos foi de 80,67% (INPC), já o reajuste salarial dos servidores públicos municipais de Patos de Minas no mesmo período foi de 87,49%. O aumento no vale-alimentação foi ainda maior, de 388,46%.

Diante das informações expostas, o Executivo municipal apresentou contraproposta de 6,5% de reajuste salarial e aumento de 6,5% no vale-alimentação. A oferta está acima da inflação do período, que foi de 5,93% (INPC), representando ganho real de 0,57 pontos percentuais.

O Sintrasp solicitou a reavaliação e a Secretaria de Finanças e Orçamento comprometeu-se a analisar o orçamento municipal para verificar se ainda é possível fazer algum ajuste para melhorar a proposta para o servidor.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

OAB Patos faz confraternização para comemorar conquistas e projeta 2026 ainda melhor

Veja mais

Mulher denuncia ameaças em mensagens de visualização única e ex-companheiro acaba preso

Veja mais

Mega Promoção de Fim de Ano Alpha Pisos promete os menores preços que Patos de Minas já viu

Veja mais

Caminhão cai em ribanceira de 30 metros na BR 365 e motorista e passageiro são resgatados pelos bombeiros

Veja mais

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais