Servidores estaduais preparam manifestação contra a proposta de reforma da previdência

A categoria entende que a proposta dificulta demais a possibilidade de aposentaria para os professores e para os trabalhadores em geral.

Praça do Coreto de Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje).

A proposta de reforma de Previdência encaminhada à Câmara dos Deputados pelo Governo Federal não agradou aos servidores da educação de Patos de Minas. Eles preparam uma manifestação para a manhã desta sexta-feira (22) no centro da cidade. A categoria entende que a proposta dificulta demais a possibilidade de aposentaria para os professores e para os trabalhadores em geral.

Basicamente, a proposta de reforma da previdência aumenta a idade mínima para a aposentadoria para 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com tempo mínimo de 20 anos de contribuição para trabalhadores urbanos e 25 anos para servidores. Para trabalhadores rurais a idade mínima passa para 60 anos para homens e mulheres e 20 anos de contribuição.

A proposta também prevê idade mínima de 55 anos tanto para homens quanto para mulheres que exercem a carreira de policiais civis, federais, agentes penitenciários e socioeducativos, com contribuição mínima de 20 anos para agentes e 25 nos para mulheres policiais civis e federais e 30 anos homens policiais civis e federais.

Na iniciativa privada, no entanto, o trabalhador que quiser se aposentar com salário de contribuição integral terá que contribuir por no mínimo 40 anos. Os professores além da idade mínima de 60 anos, também passam a ter que contribuir pelo prazo de 30 anos.

Para a coordenadora do SindUte Patos de Minas, Sheila Maria Lucas, a proposta apresentada pelo Governo Federal é na verdade um desmonte da Previdência Social. Segundo ela, com as mudanças, serão poucos os trabalhadores que terão acesso à aposentadoria. Para piorar a situação, o Governo Federal apresentou uma proposta de reforma para os militares que traz mais privilégios do que cortes.

É por isso que a categoria prepara uma manifestação para esta sexta-feira. Os servidores vão se reunir na Praça do Coreto a partir das 9h. Membros de sindicatos de trabalhadores e de outras categorias também foram convidados.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais