Servidores estaduais preparam manifestação contra a proposta de reforma da previdência

A categoria entende que a proposta dificulta demais a possibilidade de aposentaria para os professores e para os trabalhadores em geral.

Praça do Coreto de Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje).

A proposta de reforma de Previdência encaminhada à Câmara dos Deputados pelo Governo Federal não agradou aos servidores da educação de Patos de Minas. Eles preparam uma manifestação para a manhã desta sexta-feira (22) no centro da cidade. A categoria entende que a proposta dificulta demais a possibilidade de aposentaria para os professores e para os trabalhadores em geral.

Basicamente, a proposta de reforma da previdência aumenta a idade mínima para a aposentadoria para 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com tempo mínimo de 20 anos de contribuição para trabalhadores urbanos e 25 anos para servidores. Para trabalhadores rurais a idade mínima passa para 60 anos para homens e mulheres e 20 anos de contribuição.

A proposta também prevê idade mínima de 55 anos tanto para homens quanto para mulheres que exercem a carreira de policiais civis, federais, agentes penitenciários e socioeducativos, com contribuição mínima de 20 anos para agentes e 25 nos para mulheres policiais civis e federais e 30 anos homens policiais civis e federais.

Na iniciativa privada, no entanto, o trabalhador que quiser se aposentar com salário de contribuição integral terá que contribuir por no mínimo 40 anos. Os professores além da idade mínima de 60 anos, também passam a ter que contribuir pelo prazo de 30 anos.

Para a coordenadora do SindUte Patos de Minas, Sheila Maria Lucas, a proposta apresentada pelo Governo Federal é na verdade um desmonte da Previdência Social. Segundo ela, com as mudanças, serão poucos os trabalhadores que terão acesso à aposentadoria. Para piorar a situação, o Governo Federal apresentou uma proposta de reforma para os militares que traz mais privilégios do que cortes.

É por isso que a categoria prepara uma manifestação para esta sexta-feira. Os servidores vão se reunir na Praça do Coreto a partir das 9h. Membros de sindicatos de trabalhadores e de outras categorias também foram convidados.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais