Servidores do SAMU em Patos de Minas podem paralisar e ir à justiça

Segundo os servidores, são cerca de 60 profissionais trabalhando no SAMU da cidade.


O servidor mostrou a escala de trabalho.

Os servidores do SAMU de Patos de Minas prometem ir à justiça e até paralisação para que a carga horária de 30 horas semanais seja implementada pela Prefeitura Municipal. Os técnicos em enfermagem, motoristas, telefonistas e reguladores de frota ressaltam que existe a lei, mas estão sendo tratados de forma diferente dos demais funcionários da prefeitura.

Segundo os servidores, são cerca de 60 profissionais do SAMU da cidade que estão nessa situação. Ao invés de cumprirem a carga horária determinada pela lei municipal, estão trabalhando 44 horas semanais. Um processo administrativo foi iniciado para rever a situação, no entanto o pedido foi indeferido pelo executivo.

Indignados, eles tentaram conversar com o Prefeito Pedro Lucas, mas depois da decisão não foram mais recebidos. Os servidores estão se mobilizando e resolveram chamar a imprensa para denunciar a situação. Mostrando a escala de trabalho, um servidor disse que os profissionais do Samu são os únicos funcionários que cumprem as 44 horas semanais.

Para reverter a decisão que indeferiu o pedido, eles podem fazer paralisação e um manifesto para cobrar o cumprimento da legislação. “Em várias cidades, os servidores do SAMU trabalham apenas 30 horas”, ressaltou. “Nós queremos que seja cumprida a legislação que estabelece as 30 horas”, reivindicou.

Os servidores ainda chamaram atenção para um suposto favorecimento a servidores contratados em detrimento de concursados. “Há profissional contratado trabalhando no SAMU, sendo que existem pessoas aprovadas no concurso para serem chamadas”, afirmou. Eles também pediram que seja regularizada esta situação.

Segundo os funcionários, o SAMU ainda sofreu alguns prejuízos nos últimos dias. Segundo eles, o SAMU poderia ter sido regionalizado o que proporcionaria verbas federais muito maiores para a cidade, mas a administração não enviou nenhum representante para a reunião. “A regional será em Uberlândia”, informou.

Entramos em contato com a assesoria de comunicação da Prefeitura que enviou o seguinte comunicado: "A Secretaria Municipal de Administração informa que de acordo com o Edital nº 001/2011 do Concurso Público, o mesmo previa as escalas dos funcionários do Samu com carga horária de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso."

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais