Seminário reforça a vocação do município de Vazante para o turismo religioso

Além de palestras e painéis sobre a importância do turismo e da fé no desenvolvimento econômico local, a programação contou com visitas técnicas e um tour pelos principais atrativos da cidade.

Empreendedores, moradores, gestores públicos e lideranças regionais participaram, em Vazante, do 1º Seminário Regional de Turismo Religioso. O evento, realizado pelo Sebrae Minas e Prefeitura, em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante e Região (ADVAZ), reuniu cerca de 100 pessoas na Câmara Municipal, e buscou debater os desafios e as oportunidades que envolvem o turismo na cidade.

Além de palestras e painéis sobre a importância do turismo e da fé no desenvolvimento econômico local, a programação contou com visitas técnicas e um tour pelos principais atrativos da cidade. A analista do Sebrae Isabella Silva pontua que “os destinos religiosos estão sendo cada vez mais procurados pelos turistas e o Seminário contribuiu para destacar as qualidades do município, ressaltando que, com governança e planejamento estratégico, é possível desenvolver e fortalecer o trade turístico de Vazante, com um turismo forte e permanente ao longo do ano”, afirma.

Com cerca de 20 mil habitantes, Vazante é conhecida pela riqueza de suas tradições manifestadas na fé e na cultura. Todos os anos, milhares de romeiros e fiéis visitam a cidade em devoção à Nossa Senhora da Lapa, que teria aparecido por volta de 1865, na Gruta Lapa Velha. Desde 2024, a cidade conta com uma Rota Peregrina, o Caminho de Nossa Senhora da Lapa, com 23km de extensão.

Para o Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, Padre Wagner Calegário, um dos palestrantes do evento, aspectos como belezas naturais, riqueza gastronômica, história, religiosidade e acolhida da comunidade são um ativo sem igual. “Acredito que o Seminário colaborou para que as pessoas comecem a perceber a riqueza que carregam. Há uma singularidade muito particular no bioma do Cerrado, e Vazante possibilitará que seja não só descoberto, mas experimentado”, frisa.

Já o Frei Geraldo D’Abadia pontua que a cidade tem muito a oferecer para quem a visita. “Fiquei muito entusiasmado. Gostei da cidade, das propostas de percursos turísticos envolvendo essa dimensão da religiosidade, sobretudo, do catolicismo popular. Vazante tem tudo para continuar se desenvolvendo com o turismo religioso”, destaca.

Perspectivas

A 1ª edição do Seminário Regional de Turismo Religioso reuniu representantes de 16 municípios. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo de Vazante, Edyvan Fernando, para o próximo ano, há expectativa de crescimento em todo o trade turístico local. “Para 2026, teremos um investimento ainda maior, tanto financeiro, quanto humano, para fazer com que Vazante se consolide como um destino turístico religioso. O próprio evento fez com que a cidade sentisse o impacto das políticas voltadas para o setor, tendo em vista que não havia nenhuma vaga de hotel disponível no período”, salienta.

Localizada no noroeste mineiro, Vazante está a cerca de 500 km de Belo Horizonte e 350 km de Brasília. O município tem a mineração como sua principal atividade econômica e tem no turismo uma alternativa para o seu desenvolvimento.

Últimas Notícias

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais

Conselho Técnico define adversários do Mamoré no Módulo II 2026; confira

Veja mais

Carro derrapa durante forte chuva na MGC 354 e vai parar com as rodas para o alto

Veja mais

Em post enigmático, Falcão anuncia parceria com pré-candidato ao governo de Minas Gerais

Veja mais

Neto do professor “Pão”, é campeão brasileiro de basquete Sub-16 pela Seleção Mineira

Veja mais