Seminário discute ações de prevenção à violência doméstica e apresenta protocolo em Patos de Minas
O protocolo já está em vigor em Patos de Minas.
Foi realizado, na manhã desta terça-feira (26), o 1° Seminário “Eles e Elas por Elas”, no Salão do Júri do UNIPAM. Autoridades se reuniram para discutir ações voltadas para a prevenção à violência contra a mulher. Durante o evento, foi apresentado o “Protocolo de Atenção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica”. O protocolo já está em vigor em Patos de Minas.
O objetivo do encontro foi discutir ações contra as diversas violências contra mulheres. A Superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, Flávia Mendes, ministrou uma palestra sobre a violência e os direitos das mulheres. Também foi feita uma exposição do “Chame a Frida”, assistente virtual da Polícia Civil.
Durante o encontro foi apresentado o “Protocolo de Atenção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica”. O documento tem 30 páginas e foi desenvolvido ao longo de mais de três meses, sendo mediado pelo Governo do Estado, por meio do “Selo Prevenção Minas”. O documento padroniza os atendimentos em cada órgão e entidade. O protocolo já está em vigor em Patos de Minas, por meio do decreto 5.846, de 21 de novembro de 2024. O documento pode ser acessado aqui.
Diversas ações estão sendo realizadas para prevenir a violência doméstica. Os órgãos de segurança pública estão em 21 dias de ativismo contra a violência doméstica. Segundo a delegada da mulher, Tatiana Carvalho, os casos de violência doméstica se mantiveram no mesmo quantitativo do ano passado, porém cada vez mais mulheres estão denunciando os crimes.
Mulheres que estão sofrendo violência doméstica podem pedir ajuda por meio do WhatsApp “Chame a Frida” da Polícia Civil: (34) 98419-3682, ou por ligação para a Casa da Mulher: (34)3822-9827. Denúncias também podem ser feitas por meio do 190, 181 ou 197.