Seminário com delegado geral da PC reúne autoridades em segurança pública na cidade

O seminário no salão do júri do UNIPAM reuniu diversas autoridades ligadas à segurança pública nesta terça-feira (03).


Para o palestrante, Delegado Jeferson Botelho, a sociedade espera ter mais segurança e para isso, a autoridade policial tem que estar preparada.
Um seminário no salão do júri do UNIPAM reuniu diversas autoridades ligadas à segurança pública nesta terça-feira (03). O Delegado Geral da Polícia Civil, Jeferson Botelho Pereira, falou sobre o trabalho do delegado frente a uma série de benefícios concedidos pela lei penal a infratores e também sobre novas leis que devem alterar o trabalho dos policiais.

O palestrante, Delegado Jeferson Botelho, disse em entrevista que a intenção do seminário é reunir a comunidade jurídica para explicar as alterações nas novas leis que vão trazer além de novos meios de prova, mudanças em alguns crimes. “Não haverá mais o crime de quadrilha ou bando, passando a vigorar o crime de organização criminosa”, exemplificou.

Para o palestrante, a sociedade espera ter mais segurança e para isso, a autoridade policial tem que estar preparada para combater principalmente o tráfico de drogas. “O maior causador de vários outros crimes”, ressaltou. O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Carlos Alvarenga, ressaltou a importância dessa preparação jurídica e intelectual para uma melhor prestação de serviço à sociedade.

O Juiz de Direito, Melquíades Fortes Filho, contou que as novas leis aliadas com a preparação dos profissionais vão trazer mais agilidade para a prestação jurisdicional. “O crime está organizado, a sociedade de bem precisa se organizar”, avaliou. O Coordenador do Curso de Direito do UNIPAM, Guilherme Caixeta, também destacou a importância da preparação do policial para a sociedade.

Durante a palestra, Jeferson Botelho, citou diversos princípios que acabam por garantir a impunidade a autores de crimes. “O Garantismo exarcebado está em confronto com o interesse coletivo”, contou. O palestrante ainda contou sobre os direitos do delegado e sua função. Ele informou que a função do delegado é buscar a verdade dos fatos com imparcialidade e não de punir.

O palestrante apontou as alterações que devem acontecer com a vigência das Leis 12.803/2013 e 12.850/2013. Além de trazer novos crimes, as leis ampliam os poderes da autoridade policial que poderá requisitar informações de certos órgãos. E também sobre o aumento no quadro de meios para provar prática de crimes.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Durante buscas por moto furtada, PM encontra drogas e munições e prende homem em Patos de Minas

Veja mais

Diretoria do Mamoré cria clube de vantagens para torcedores com diversos benefícios

Veja mais

PM Rodoviária apreende mais de 100 barras de maconha em Patos de Minas; motorista se embrenhou no brejo

Veja mais

Prefeita assina ordem de serviço para ampliação da Unidade de Saúde do bairro Alvorada em Patos de Minas

Veja mais

Lei Aldir Blanc destina mais de R$ 200 mil para artistas e produtores locais; veja resultado do edital

Veja mais

Moradores sofrem com água suja após falta d’água frequente no Residencial Monjolo

Veja mais