Semana da Luta Antimanicomial reúne especialistas em debate acerca da saúde mental em Patos de Minas

Quem também esteve presente foi a Presidente do Conselho Estadual de Saúde Lourdes Machado.

Está sendo realizada em Patos de Minas a Semana Municipal da Luta Antimanicomial. O evento contará com palestras, interação e um sarau de encerramento. Participam da semana várias pessoas ligadas a saúde mental da cidade. Quem também esteve presente foi a Presidente do Conselho Estadual de Saúde Lourdes Machado.

As palestras tiveram início nessa segunda-feira (15) e se estenderão até a próxima quinta-feira (18) Dia Nacional da luta Antimanicomial. Segundo Lourdes, a saúde mental é um tema que precisa ser discutido diariamente e também as formas de tratamento e cuidado. Os organizadores do evento reafirmaram o movimento da luta e defenderam o fechamento gradativo de hospitais psiquiátricos. Segundo eles, “é triste a história dos manicômios e de como era precário e desumano o tratamento dos doentes mentais”.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes, esses assuntos são importantíssimos e urgentes, principalmente nos dias atuais. Ela ressaltou a importância do cuidado e do trabalho mais humanizado. Além disso, ela também chamou toda a população para participar amanhã do encontro que acontece no auditório do bloco N do Unipam e na quinta-feira acontece o encerramento na praça do antigo fórum.

O 18 de maio foi instituído como Dia Nacional da Luta Antimanicomial em homenagem ao empenho dos profissionais de saúde por um tratamento mais humano aos pacientes com sofrimento mental. O Ministério Público de Minas Gerais destacou que essa é uma data importante para o órgão que atua em conformidade com a Lei n.º 10.216 de 2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica (LRP), criada após mobilização de vários setores da sociedade.

A LRP é considerada um avanço nos direitos dos pacientes com transtornos mentais, pois a partir dela foi garantido a eles, por exemplo, proteção contra possíveis abusos e participação da família em sua recuperação. Entre os princípios centrais da LRP, estão: o acolhimento com foco em serviços comunitários de saúde mental, o respeito aos direitos humanos, a reinserção do indivíduo à vida cotidiana e a internação como medida excepcional e transitória.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais