Semana da Consciência Negra é celebrada nas escolas, nos parques e lança carta à sociedade patense

A programação inclui apresentações em espaços públicos e o lançamento de uma carta à sociedade.

Diversas atividades marcam a Semana da Consciência Negra em Patos de Minas. A programação inclui apresentações em espaços públicos e o lançamento de uma carta à sociedade. Nas escolas estaduais Professor Zama Maciel e Marcolino de Barros os alunos deram exemplo de combate ao racismo.

Motivados em sala de aula, os estudantes do Marcolino de Barros e do Zama Maciel produziram peças teatrais, números de dança, canto, jogral e interpretações que mostram a discriminação cotidiana e a importância da igualdade étnica.

Personalidades que se destacaram na luta contra o preconceito foram lembradas.

"Tratar do Dia Nacional da Consciência Negra não é uma questão de vitivismo, não é uma data para o confronto de uma etnia com outra. É o dia para relembrarmos tudo que houve com o Negro no passado, as conquistas e desafios presentes, metas e projetos futuros. Este dia é imprescindível para mostrar a importância do Negro na construção da história do Brasil", disse o professor de geografia, Omar Gonçalves, que coordenou o projeto nas duas escolas.

Carta à Sociedade

As celebrações da Semana da Consciência Negra em Patos de Minas este ano também traz uma carta à sociedade que leva à reflexão. Ela lembra as milhões de pessoas trazidas em navios negreiros e escravizadas no Brasil, o grande número dos que morreram, o sofrimento vivido durante séculos e os desafios que ainda perduram até hoje. Leia a íntegra da carta.

Últimas Notícias

Procon de Patos de Minas alerta: cobrança para assistir a jogos em bares é prática abusiva

Veja mais

Homem proibido de se aproximar pula muro, invade casa da ex e furta secador de cabelo

Veja mais

Na lanterna do grupo, Mamoré aposta no técnico Toninho Pesso para buscar reação no Módulo II

Veja mais

Batida entre duas motos deixa pelo menos três pessoas feridas no bairro Lagoa Grande

Veja mais

Tribunal de Justiça anula eleição e determina destituição de síndico de condomínio em Patos de Minas

Veja mais

Perseguição da PRF na BR 365 termina com a apreensão de cerca de 200kg de maconha

Veja mais