Sem poder usar celular, eleitores devem fazer uma “colinha” com os números dos candidatos

Para facilitar o procedimento no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em um papel, a chamada cola eleitoral.

No dia 02 de outubro, os eleitores vão às urnas elegerem deputados, senadores, governador e presidente da república. Para concluir a votação, a pessoa deve digitar 16 teclas. Para facilitar o procedimento no dia da votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em um papel, a chamada cola eleitoral.

Este ano, os eleitores não vão poder levar o telefone celular para a urna. Por isso, é importante ter os números dos candidatos anotados em um papel ou nas próprias colinhas que são distribuídas pelos candidatos. A utilização da cola no dia da eleição também tornará mais ágil a digitação dos números na urna eletrônica.

Assim que entrar na cabine de votação, o primeiro candidato que o eleitor terá que escolher é o deputado federal, identificado por quatro algarismos. O segundo voto é para deputado estadual, composto por cinco dígitos, e, em seguida deve ser escolhido o candidato a senador, com três dígitos. O quarto voto é para governador e o último para presidente da República.

Após digitar o número de cada um dos escolhidos, a urna elétrica fará uma leve pausa para o eleitor conferir a foto de seu candidato na tela. Caso digite algum número errado e a foto não corresponder ao seu escolhido, o eleitor terá de apertar a tecla corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto.

Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais