Sem novos recursos, Farmácia Municipal tem dificuldade para manter estoques

A avaliação é da própria coordenação da unidade instalada na Praça Desembargador Frederico.

As unidades oferecem diferentes tipos de medicamento de forma gratuita para a população carente.

A falta de medicamentos na Farmacinha Municipal em Patos de Minas tende a se tornar cada dia mais comum. A avaliação é da própria coordenação da unidade instalada na Praça Desembargador Frederico. Isso por que a demanda por medicamentos cresce a cada dia e os recursos para a aquisição dos remédios continuam os mesmos.

A Farmacinha Municipal possui três unidades em Patos de Minas e atende cerca de 1.000 pacientes por dia. As unidades oferecem diferentes tipos de medicamento de forma gratuita para a população carente. Alguns pacientes, como os diabéticos por exemplo, dependem do fornecimento de remédios da Farmacinha.

De acordo com o coordenador técnico da principal unidade de Patos de Minas, localizada na Praça Desembargador Frederico, Nilton Felício, a falta de medicamentos está relacionada à falta de novos investimentos para a aquisição dos medicamentos. Ele explicou que o setor recebe apenas R$ 10,00 por habitante por ano para a compra de remédios, sendo 50% do Governo Federal, 25% do Governo do Estado e 25% da Prefeitura.

O problema é que de alguns anos para cá, o Governo Federal passou a investir na rede de Farmácia Popular, que permiti aos pacientes se dirigirem até uma farmácia qualquer e fazer a retirada de medicamentos gratuitos ou com desconto de até 90%. Do outro lado, o Governo do Estado e a Prefeitura não reajustaram os valores destinados a compra de medicamentos.

Sem novos investimentos desde 2010, a aquisição de remédios ficou prejudicada. Nesse período, o preço dos remédios aumentou e a demanda também, o que intensificou as reclamações por falta de medicamentos. Há alguns dias, por exemplo, a Farmacinha ficou em dificuldades para atender os pacientes com diabetes. Só na semana passada é que a situação foi normalizada.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar em Patos de Minas em março após cerca de 20 anos

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais

Paciente com suspeita de mpox é monitorado em Patos de Minas; exame foi enviado à Funed

Veja mais

Postos de Saúde abrem neste sábado em Patos de Minas para vacinação e mobilização contra a Dengue

Veja mais