Sem espaço para apresentações, obras no Teatro Municipal de Patos de Minas preocupam artistas

Nossa equipe de reportagem esteve no Teatro na tarde dessa segunda-feira (20) para registrar o andamento das obras e conversamos com alguns artistas patenses a respeito disso.

O Teatro Municipal Leão de Formosa está fechado para reforma desde Fevereiro deste ano.

As obras do Teatro Municipal completaram seis meses e até o momento não estão finalizadas. O foco principal dos trabalhos que estão sendo realizados no local é no sistema de prevenção a incêndios. Também serão restaurados os sistemas elétricos e hidráulicos do teatro e do museu.  O valor total da obra é de R$ 182.112,04 e está sendo custeado pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural. Nossa equipe de reportagem esteve no Teatro na tarde dessa segunda-feira (20) para registrar o andamento das obras e conversamos com alguns artistas patenses a respeito disso.

O Teatro Municipal Leão de Formosa está fechado para reforma desde Fevereiro deste ano. As apresentações foram suspensas para que o local recebesse uma reforma em sua parte elétrica e hidráulica. O Corpo de Bombeiros vistoriou o local e percebeu a inexistência de uma saída de emergência, o que teria sido fundamental para o fechamento do Teatro Municipal. Durante as apresentações da Fenapraça e do Balaio de Arte e Cultura, um palco precisou ser montado na praça em frente a Igreja Matriz para que o público pudesse receber as apresentações teatrais.

Vários artistas de Patos de Minas manifestaram o desejo de voltar a se apresentar no Teatro Municipal. Segundo o artista patense Demerson Pereira, o palco do teatro faz muita falta para os atores e para os planos da cultura patense. “Isso nos prejudica bastante, o povo está pensando que o teatro será totalmente reformado e não é isso que está acontecendo. É importante ter um teatro novo para nossas apresentações uma vez que o nosso está bastante sucateado e pede mesmo por uma reforma”.

Consuêlo Nepomuceno, Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Unipam disse que a falta que o teatro faz não afeta apenas os atores em Patos de Minas, mas sim os artistas em geral como dançarinos, músicos e demais artistas. Segundo ela, todos esperam que, se houver mesmo uma reforma, que ela vale a pena e que seja grandiosa, pois é disso que o tetro municipal precisa.

O Festival de Teatro do UNipam, que aconteceria no Palco do Teatro, terá que mudar para outro lugar que, segundo Consuêlo, ainda não está definido. “É necessário que o Teatro crie um ambiente com condições melhores de receber o espetáculo e o público, nós esperamos que as autoridades tenham um olhar mais atento e um carinho mais especial para com ele.

Nós entramos em contato com o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Patos de Minas, Fábio Amaro, ele informou que o término da obra está previsto para o dia 01 de Novembro deste ano, e até o momento foram concluídos 37% do serviço. Segundo ele, o andamento está normal e dentro do previsto, a empresa aguarda a chegada de materiais específicos para a instalação.

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais