Segunda Horta Mandala é inaugurada durante “Dia de Campo” na Escola Agrícola
O tema foi Horticultura Agroecológica e ainda houve a inauguração do segundo “mandala”, modelo de horta no formato de círculo que utiliza peixes.
Foi realizado na tarde desta quarta-feira (24), na Escola Agrícola, campus do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), o “Dia de Campo”. O tema foi Horticultura Agroecológica e ainda houve a inauguração do segundo “mandala”, modelo de horta no formato de círculo que utiliza peixes.
Durante o evento, foi abordado o tema “Horticultura Agroecológica”. Na oportunidade, o coordenador técnico estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e especialista em agroecologia, Fernando Cassimiro Tinoco França, ministrou sobre “Agroecologia em Mandala”. Foi inaugurada a segunda “Horta Mandala” na Escola Agrícola, que consiste em um modelo de horta no formato de círculo. Ao centro há um poço com peixes. A água em que estão os animais, é utilizada para irrigar as hortaliças.
O “Dia de Campo” é resultado do projeto “Agente de Transformação e Prosperidade Social” que tem por objetivo tornar o modelo “mandala”, instrumento de produção diversificada nas pequenas propriedades da região do Alto Paranaíba, nas demais regiões do estado de Minas Gerais, no Brasil e no Panamá. Além disso, o intuito é incentivar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento econômico do pequeno produtor rural. Os produtos têm como destino final, o abastecimento de restaurantes populares, de prefeituras municipais, de feiras livres, do Ceasa Regional e do comércio local.
O projeto surgiu de uma parceria entre o Sicoob Credicopa, a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), o UNIPAM, a Prefeitura de Patos de Minas, a Coopatos, a Emater Minas Gerais, a Embaixada do Panamá no Brasil, o Sistema Ocemg e a Fundação Dom Cabral.