Secretário Nacional da Igualdade Racial apresenta programas para autoridades de Patos de Minas

Ele apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e destacou os vários programas que podem ser acessados após o convênio com Patos de Minas.

O Prefeito, José Eustáquio, diretores, secretários e membros do COMPIR participaram da reunião.

Patos de Minas recebeu na tarde desta segunda-feira (30) o Secretário Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo Júnior. Ele apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e destacou os vários programas que podem ser acessados após o convênio com Patos de Minas. O Prefeito Municipal, José Eustáquio, diretores, secretários e membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial- COMPIR- participaram da reunião.

O Secretário Nacional destacou que, a partir do convênio com o SENAPIR- Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial- foi criada uma linha com o Governo Federal para que se busque recursos para serem usados na Promoção da Igualdade Racial. “Podem ser usados a pautas ligadas a Quilombolas, jovens negros, mulheres negras, religiões de matriz africana e toda a questão relacionada à Igualdade Racial”, informou.

Ele também informou que estão abertos dois editais que Patos de Minas está apto a concorrer para buscar recursos. “Um edital de R$3 milhões e outro de R$1 milhão”, contou. Juvenal agradeceu pela adesão ao SINAPIR e pediu pra que seja criada na cidade uma diretoria exclusiva para cuidar da Igualdade Racial. “A história do negro é muito forte em Patos de Minas e o que falta agora são políticas públicas para cuidar da igualdade racial e reduzir o racismo”, disse.

O Prefeito José Eustáquio apresentou os profissionais que já trabalham no município com a questão da Igualdade Racial e deixou as portas abertas para este trabalho. O Professor Peterson Gandolfi da Universidade Federal de Uberlândia destacou a necessidade de se fazer um grande diagnóstico da questão do negro na cidade para então começar a atuação. Ele destacou também que é preciso haver comunicação entre os órgãos.

Geenes Alves da Silva, Diretor de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural, destacou a importância histórica do negro em Patos de Minas e ressaltou que a diretoria tem trabalhado, na medida do possível, para destinar os recursos referentes ao patrimônio imaterial para a questão dos movimentos negros. Os membros do COMPIR destacaram que o que pretendem é apenas respeito ao negro e à cultura negra. “Isso não se consegue com divisão, é preciso incluir toda a sociedade”, destacou José Antônio Ventura, coordenador municipal de Igualdade Racial de Patos de Minas.

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Armado com facas, homem intimida clientes de padaria e é preso em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Combate à Dengue passa a aplicar inseticida no interior de imóveis para conter o transmissor

Veja mais