Secretário de Defesa Social anuncia implantação do “Olho Vivo” em Patos de Minas

Este ano Patos de Minas é a 12ª cidade do Estado a sediar uma reunião do IGESP.


12º Encontro do IGESP reúne a cúpula da segurança pública em Patos de Minas.

Patos de Minas vai ganhar o Projeto “Olho Vivo”. A implantação do sistema de monitoramento por câmeras que tem ajudado a reduzir os índices de violência em diversas cidades do país foi anunciado na tarde dessa quinta-feira (22) pelo secretário de estado de defesa social, Rômulo Ferraz, durante encontro de  Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) na cidade.

Este ano, Patos de Minas é a 12ª cidade do Estado a sediar uma reunião do IGESP. O encontro reúne as principais lideranças do setor de defesa social de Minas para levantar os problemas e buscar alternativas para reduzir os índices, principalmente, dos crimes violentos. Na 10ª Região, que envolve toda a região do Alto Paranaíba, os dados serão divulgados no final do ano.

Os problemas enfrentados pelas polícias Civil e Militar na cidade, no entanto, são visíveis. O principal deles é a falta de pessoal. De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, o processo de aposentadorias nas corporações acelerou nos últimos meses. Ele explicou que o Estado abriu concursos em todas as áreas para tentar recompor o quadro de profissionais.

Além do reforço no efetivo, o secretário de defesa social anunciou a instalação do Projeto Olho Vivo na cidade. 18 câmeras de vídeo serão instaladas para auxiliar no combate à violência. As câmeras são monitoradas 24 horas por dia e alcançam resultados expressivos. As cidades que instalaram apresentaram redução de até 40% nos índices de criminalidade.

De acordo com o coronel Elias Perpétuo, comandante da 10ª Região da Polícia Militar, o Projeto Olho Vivo será um reforço na segurança. Ele explicou que as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos para combater principalmente os furtos e roubos.

Um processo de licitação será aberta nos próximos dias e, segundo o secretário de defesa social, o Olho Vivo estará funcionando em Patos de Minas já no primeiro semestre de 2013.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais