Secretário da Casa Civil de Minas Gerais compartilha experiências com pais atípicos, em Patos de Minas
Diversas pessoas de Patos de Minas e região acompanharam a palestra.
O Secretário da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, ministrou a palestra “De Pai para Pai” na APAE de Patos de Minas, na tarde desta terça-feira (03). A palestra encerrou a celebração da Semana Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Diversas pessoas de Patos de Minas e região acompanharam a palestra.
O evento começou com Marcelo Aro sendo recebido com muita festa pela fanfarra da APAE. Antes do início da palestra, o Presidente da APAE de Patos de Minas, João Batista de Andrade, o Presidente da Federação das APAEs, Jarbas Feldner de Barros e a Deputada Estadual Lud Falcão discursaram sobre a importância do momento e do cuidado com as pessoas com deficiência.
Marcelo Aro, além de ser secretário estadual é pai da Maria, que tem a Síndrome Cornélia de Lange, uma doença rara. “Quando eu recebi o diagnóstico da minha filha, que ela tinha essa doença rara, a verdade que nenhum pai está preparado. Para os pais que estão nos acompanhando, vocês não estão sós”, afirmou Marcelo Aro.
O Secretário orientou os familiares para quando suspeitarem de alguma doença, procurarem a APAE de referência. “Na APAE tem profissionais competentes, tem profissionais qualificados para avaliar aquela doença e ver qual o tratamento ou orientação. A porta de entrada no interior são as APAEs”, explicou Marcelo.
A palestra do Marcelo Aro foi avaliada de forma positiva. Em Patos de Minas, por meio da assistência social, da saúde e da educação, a APAE atende mais de 1.000 pessoas semanalmente. Quem se interessar em conhecer o trabalho realizado pela entidade, pode estar fazendo visitas.