Secretário anuncia recursos de R$ 570 milhões para cultura durante encontro em Patos de Minas

O evento foi aberto pelo presidente da Amapar, prefeito de Coromandel, Fernando Breno, e pelo presidente do Cispar, prefeito de presidente Olegário, Rhenys Cambraia.

A AMAPAR realizou nesta quinta-feira (09), no Centro de Convenções do Unipam, o 1º Encontro Regional das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo: Desafios e propostas para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas. Além de servidores de 53 municípios do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste de Minas, o evento recebeu a presença do Secretário de Estado de Cultura, Leônidas Oliveira e de representantes da Secretaria de Estado de Educação.

Na oportunidade foram debatidos temas como, políticas públicas nas referidas áreas, fontes de financiamento para o desenvolvimento de programas nos municípios, as experiências exitosas nas áreas de educação, cultura e turismo, o regime de colaboração entre municípios e Estado de Minas Gerais e o desenvolvimento da cultura e turismo regional, dentre outros.

O evento foi aberto pelo presidente da Amapar, prefeito de Coromandel, Fernando Breno, e pelo presidente do Cispar, prefeito de presidente Olegário, Rhenys Cambraia. Na oportunidade também foi realizada uma homenagem às mulheres da região que se destacam nas áreas da educação, cultura e turismo, seja através da atuação no serviço público, seja no desenvolvimento de projetos do terceiro setor.


O Secretário Estadual de Cultura anunciou recursos da ordem de R$ 570 milhões para o desenvolvimento de projetos para o setor de cultura e turismo em Minas Gerais. Leônidas Oliveira ressaltou sobre a necessidade de capacitação de gestores e promotores culturais para que consigam ter acesso aos recursos através dos editais abertos. O secretário informou que o estado está realizando essas capacitações em parceria com o Sebrae, para auxiliar os municípios e promotores culturais locais.

Os grupos de congado, muito tradicionais em nossa região, devem se beneficiar de uma projeto que prevê a transferência direta de recursos para o fomento de ações deste que é, um patrimônio cultural e imaterial de minas gerais. Os grupos devem acessar site do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio histórico e Artístico) e realizar o cadastramento.

Aproveitando a presença de representantes da SECULT, a AMAPAR apresentou às autoridades presentes, o projeto Desafio Amapar de Mountain Bike, para o fomento do esporte, cultura e turismo na região, que entra para a sua terceira edição, com participação de dez cidades sede em 2023. O projeto desenvolvido nos municípios da microrregião, além do esporte, busca fomentar a cultura e o turismo com promoções de eventos que valorizam a cultura local, atrelados à competição.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais