Secretária garante continuidade das cirurgias bariátricas e explica mudanças no atendimento
Atualmente, 387 pessoas estão em acompanhamento no Ambulatório de Obesidade e outras 49 já possuem AIH para a realização da cirurgia.
Após a circulação de informações sobre uma possível suspensão das cirurgias bariátricas em Patos de Minas, a secretária municipal de Saúde, Maiara Almeida, esclareceu, nesta quarta-feira (28), que os procedimentos continuam sendo realizados normalmente. Ela confirmou, no entanto, que o Ambulatório de Obesidade está passando por uma reorganização. Atualmente, 49 pessoas já possuem solicitação para cirurgia e outras 387 estão em acompanhamento no ambulatório.
As informações sobre uma possível redução dos procedimentos e mudanças no acompanhamento dos pacientes geraram preocupação entre pessoas que dependem do serviço. O Patos Hoje inclusive recebeu mensagens de um paciente. Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou esclarecimentos sobre o funcionamento do ambulatório e as medidas que estão sendo adotadas.
Segundo Maiara, após receber a denúncia, a Secretaria realizou uma averiguação e constatou a necessidade de readequar o fluxo de atendimento. O principal problema identificado foi a falta de acompanhamento dos pacientes que já haviam recebido indicação para cirurgia e permaneciam em casa aguardando o agendamento do procedimento.
Com a reorganização, esses pacientes continuarão sendo acompanhados por uma equipe multiprofissional até a realização da cirurgia. A medida busca garantir que estejam em condições nutricionais e psicológicas adequadas para passar pelo procedimento.
A secretária explicou que, durante o período de espera, o paciente pode apresentar alterações significativas no peso. Em alguns casos, o emagrecimento pode fazer com que a cirurgia deixe de ser indicada. Em outros, o ganho excessivo de peso pode comprometer as condições para a realização do procedimento.
Maiara garantiu que os pacientes que já estão em acompanhamento não precisarão reiniciar o processo. A principal mudança será a continuidade da assistência mesmo após a emissão da Autorização de Internação Hospitalar (AIH).
Cirurgias continuam sendo realizadas
A secretária também negou que tenha ocorrido corte de investimentos ou suspensão dos procedimentos. Segundo ela, as cirurgias continuam sendo realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, inclusive com pacientes operados no último fim de semana. Maiara explicou que o volume de cirurgias pode variar de um período para outro, mas reforçou que o serviço permanece em funcionamento.
Atualmente, o Ministério da Saúde é responsável pelo financiamento de 55% do valor dos procedimentos, enquanto o município complementa os outros 45%.
De acordo com os dados apresentados, 380 pacientes já passaram por cirurgias bariátricas e outros 21 foram submetidos a cirurgias reparadoras. Atualmente, 387 pessoas estão em acompanhamento no Ambulatório de Obesidade e outras 49 já possuem AIH para a realização da cirurgia.