Secretaria de Saúde vai começar a fazer laqueadura nas mulheres patenses

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas vai passar a fazer, este ano a cirurgia de laqueadura.

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas vai passar a fazer, este ano, a cirurgia de laqueadura. O procedimento é simples, mas tem um papel importante junto à sociedade porque envolve aspectos sociais. Como o serviço não estava disponível, a fila de espera cresceu e atinge hoje aproximadamente 300 mulheres.

A Laqueadura é um processo de esterilização definitiva. Durante a cirurgia, os médicos fecham as tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozóide. É uma cirurgia simples, na qual as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas de tal forma que a passagem dos espermatozóides e do óvulo fica bloqueada. Quase 100% das mulheres que fazem laqueadura não engravidam mais.

Por isso, a cirurgia é regulamenta por Lei Federal e faz parte do Programa de Planejamento Familiar. Só podem fazer laqueadura, as mulheres com mais de 25 anos e que tenham pelo menos dois filhos vivos. Além disso, o procedimento deve ser indicado por especialista e aprovado pelos órgãos de saúde.

Em Patos de Minas, as cirurgias de Laqueadura vão atender, em primeiro lugar, as 300 mulheres que estão na fila de espera. A ordem será definida pela Secretaria Municipal de Saúde e deve começar já nos próximos dias. De acordo com a secretária municipal de saúde, Janaína Silva Araújo Souza, a expectativa é de que a fila de espera seja atendida ainda este ano.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais