Secretaria de Saúde recebe reforço no estoque de camisinha para distribuir durante o carnaval

A Secretaria de Saúde de Patos de Minas aumentou o estoque de preservativos para serem distribuídos para a população patense.

A Secretaria de Saúde de Patos de Minas aumentou o estoque de preservativos para serem distribuídos para a população patense.

A festa mais popular entre as pessoas de todo o Brasil se aproxima e alguns cuidados precisam ser tomados para que a alegria do feriado não se torne motivo de sofrimento. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Patos de Minas aumentou o estoque de preservativos para serem distribuídos para a população patense. Qualquer pessoa pode adquirir gratuitamente. Basta ir na UBS mais próxima de sua casa.

O carnaval será entre os dias 10 e 14 de Fevereiro. De acordo com a Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Almeida, a distribuição dos preservativos acontecerá a partir da próxima semana: “Nós temos aqui três caixas grandes para serem distribuídas para as Unidades de Saúde Básica dos bairros”.

De acordo com ela, o estoque está maior para atender a todos que procurarem: “Nós aumentamos o estoque, mas é importante deixar claro que não faltam preservativos nos postos, todos que procurarem a qualquer momento serão atendidos”. Cada pessoa pode pegar de 20 a 30 preservativos por vez. Para poder adquirir, a pessoa precisa ter um documento com foto em mãos juntamente com o cartão do SUS e o cartão de vacina referente ao posto de seu Bairro.

Quem não tem cartão do SUS pode se dirigir a UBS do próprio bairro que lá os agentes de saúde farão o cadastro e o cartão fica pronto na hora. O uso do preservativo é recomendado por todo profissional da saúde. De acordo com a Assistente Social Clérida Ávila, a situação em Patos de Minas é bem preocupante no que diz respeito a doenças sexualmente transmissíveis. Ela ressaltou que usar camisinha pode prevenir, principalmente, o contágio pelo vírus HIV, causador da AIDS.

Até o fim de Novembro do ano passado, foram registrados 94 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV na cidade. Desses 94 casos, 73 são do sexo masculino e 21 do sexo feminino. 58 pessoas diagnosticadas com o vírus HIV tem idade inferior a 35 anos. A recomendação dos especialistas é que as pessoas sempre façam sexo usando preservativo e nunca utilizem a mesma a camisinha, que serve também para evitar uma gravidez indesejada, mais de uma vez.

Últimas Notícias

Homem é preso após furtar mais de 50 barras de chocolate de restaurante, em Patos de Minas

Veja mais

Estrada que liga Pilar a Lagamar vira atoleiro e carros ficam pelo caminho

Veja mais

Esposa de paciente ameaça enfermeira no Hospital Regional, em Patos de Minas

Veja mais

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Armado com facas, homem intimida clientes de padaria e é preso em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais