Secretaria de Saúde investiga casos de coronavírus em Patos de Minas e São Gotardo
Em todo o estado já são 123 investigações e 17 descartados.
O último boletim informativo sobre Covid-19, Coronavírus, em Minas Gerais, informou que dois casos da doença, estão sendo investigados na região do Alto Paranaíba, um em Patos de Minas e outro em São Gotardo. Em todo o estado já são 123 investigações e 17 descartados.
O boletim foi publicado na tarde dessa sexta-feira (03). Essas duas suspeitas são os primeiros registrados no Alto Paranaíba. A Secretaria de Estado de Saúde não informou as características dos pacientes, nem em qual unidade hospitalar está internado.
Outros casos, mais próximos da região, foram registrados: um em Pouso Alegre e 11 em Uberlândia. A cidade no estado onde há mais casos sendo investigados é Belo Horizonte com 51 suspeitas, quase a metade dos todos os casos. Até o momento, nenhum caso foi confirmado no estado de Minas Gerais.
A secretaria informou que várias ações estão sendo tomadas como investigação epidemiológica e hospitalar dos casos suspeitos, monitoramento dos contatos de casos suspeitos, monitoramento de pessoas assintomáticas que tiveram história de viagem à China nos últimos 14 dias, durante período de possível surgimento de sintomas e transmissibilidade.
O órgão também está fazendo reuniões técnicas conjuntas (SES-MG, SMSA-BH, Funed, Fhemig - HEM e HIJPII, Anvisa e BH Airport), reunião diária pela equipe de investigação e acompanhamento, realização de videoconferências com as unidades regionais de saúde, reunião de Comitê de Monitoramento de Eventos com pauta para atualização da situação do n-CoV em Minas, no Brasil e no mundo, compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atendimento aos casos suspeitos e profissionais que prestam atendimento e ainda diversas outras ações.