Secretaria de Saúde de Lagoa Grande muda captação e determina análise de água que estaria contaminada

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande enviou nota à redação do Patos Hoje explicando os procedimentos adotados.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota à redação do Patos Hoje.

O Patos Hoje mostrou ontem que a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada no Noroeste de Minas, constatou a presença de coliformes fecais na água utilizada pela unidade de saúde da cidade de Lagoa Grande. “O resultado da análise feita pela equipe da Funasa preocupou-nos, porque a presença de coliformes fecais sinaliza um risco potencial para a saúde das pessoas expostas a essa água”, afirma o promotor de Justiça Daniel Piovanelli, um dos coordenadores da FPI Minas. “A situação também chama a atenção, diante da evidência de que o hospital poderia utilizar água potável fornecida pela Copasa, mas prefere utilizar água retirada de um poço tubular”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande enviou nota à redação do Patos Hoje explicando os procedimentos adotados na captação de água para a unidade de saúde. O órgão explicou que segue Portaria 2.914 do Ministério da Saúde e que a água utilizada na unidade de saúde, proveniente de um poço tubular passa por análises a cada seis meses, sendo que a última coleta foi feita no dia 10 de maio de 2018, obtendo resultados compatíveis com as exigências da NUVISA – Núcleo de Vigilância Sanitária – tendo o órgão, inclusive emitido Alvará Sanitário em agosto deste ano.

A nota informa ainda que, após tomar conhecimento da análise feita pela FPI através da imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande determinou a imediata suspenção da captação de água do poço tubular que estaria contaminado, passando a utilizar água fornecida pela concessionária pública. Determinou ainda a coleta de água em vários pontos para determinar o foco da contaminação e se a água está realmente imprópria para o consumo.

O resultado da análise da  Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que apontou a presença de coliformes fecais na água utilizada na Unidade de Saúde de Lagoa Grande também será encaminhado para o Ministério Público para demais providências.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais