Secretaria de Saúde abre 16 pontos para imunizar as crianças contra Meningite C

Patos de Minas tem cerca de 3.300 crianças de 3 a 23 meses de idade e a meta é imunizar 100% desta faixa da população.

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas disponibilizou 16 unidades de saúde neste sábado (28) para imunizar as crianças menores de dois anos de idade contra a Meningite C. A campanha de vacinação começou às 8h da manhã e foi até às 17h. Patos de Minas tem cerca de 3.300 crianças de 3 a 23 meses de idade e a meta é imunizar 100% desta faixa da população.

A vacina contra a Meningite C só estava disponível na rede privada de saúde onde é vendida por R$ 150,00 a dose. A partir de agora, ela fará parte do calendário oficial de vacinação em Minas Gerais. A vacina que o Estado distribuirá combate um dos tipos mais letais de Meningite. A taxa de mortalidade entre bebês de até 2 anos que adquirem a doença do tipo C é de 50%. A metade que sobrevive, fatalmente, sofrerá alguma sequela, como surdez ou retardo mental.

Mais do que imunizar a criança, a vacina contribuirá para a não disseminação da doença . A meta da Gerência Regional de Saúde de Patos de Minas é vacinar cerca de 3.300 crianças com idades entre 3 meses e 23 meses em Patos de Minas e outras 6.700 crianças nos demais 19 municípios da região. A vacina é gratuita e não tem contra indicação.

Por isso muitos pais levantaram cedo neste sábado (28) em Patos de Minas para imunizar os filhos contra a doença. Apesar da grande divulgação do dia D de Vacinação, muitos pais perderam a viagem. A vacina foi disponibilizada apenas para crianças menores de dois anos e quem tinha acima desta idade voltou para casa sem ser imunizado.

Mas o que provocou reclamação entre os pais foi o novo modelo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao contrário de outras campanhas, as crianças só podiam ser imunizadas na unidade de saúde a que pertencem. Teve pai que voltou para casa irritado e chegou a bater boca com os atendentes.

As crianças menores de dois anos que ainda não foram imunizadas devem ser encaminhadas à unidade de saúde de referência. A partir de agora, a vacina contra a Meningite C vai fazer parte do calendário das crianças.

Últimas Notícias

Motociclista é derrubado por cabo de fibra óptica no bairro Ipanema; vídeo mostra o acidente

Veja mais

Cirurgias de otorrinolaringologia começam a ser realizadas 100% pelo SUS em Patos de Minas

Veja mais

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar em Patos de Minas em março após cerca de 20 anos

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais