Secretaria de Agricultura e IMA realizam seminário sobre o Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal é considerado patrimônio dos mineiros e é produzido em sete regiões: Canastra, Cerrado, Araxá, Salitre, Serro, Campo das Vertentes e Triângulo.

O 1º Seminário de Queijo Minas Artesanal acontece entre os dias 07 e 09 de novembro.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizam de 7 a 9 de novembro (segunda a quarta) o 1º Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal, no Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro-MG), na cidade mineira de Pedro Leopoldo.

Para o superintendente de Interlocução e Agroindústrias da Seapa- Milton Nunes, o 1º Seminário Técnico e Científico sobre o QMA foi idealizado para trabalhar as diversas questões que só podem ser definidas após comprovação científica.

Segundo Milton, os queijos produzidos através de leite cru precisam ser estudados e pesquisados, afinal, trata-se de alimento, assim o Queijo Minas Artesanal - QMA é considerado patrimônio dos mineiros e é produzido em seteregiões produtoras: Canastra, Cerrado, Araxá, Salitre, Serro, Campo das Vertentes e Triângulo.

O gerente de Educação Sanitária e Apoio à Agroindústria Familiar do IMA Gilson de Assis Sales, da comissão organizadora do evento,  explica que o objetivo do seminário é promover um ambiente que propicie compartilhar informações técnico-científicas sobre  o queijo minas artesanal  fomentando o diálogo entre produtores,  meio acadêmico, iniciativa privada e entidades do  setor.

“A realização do seminário surgiu a partir de uma percepção da necessidade de um volume maior de informações científicas sobre o assunto. Com o seminário queremos iniciar um processo pelo qual  pesquisas futuras estejam em sintonia com as demandas apresentadas  pelos produtores,  pelo estado e academia”, ressalta Gilson Sales.

A estimativa é que cerca de 200 pessoas, entre técnicos da iniciativa pública, profissionais da área privada e pesquisadores participem do evento. Serão ministradas 12 palestras por profissionais e pesquisadores da UFMG, Embrapa Gado de leite, Epamig, Funed, UFV, IF Sudeste Campus Rio Pomba e Matec (França).

De acordo com Sales, durante o seminário o público poderá contribuir com sugestões de novas pesquisas a serem realizadas e que poderão, futuramente, subsidiar os órgãos responsáveis na elaboração de normas e legislações para controlar e normatizar a produção do Queijo Minas Artesanal.

“Entre as informações que precisam ser alinhadas estão o período adequado de maturação dos queijos para cada microrregião produtora, o estudo da microbiota dos queijos, o potencial probiótico (benéfico) das bactérias ácido láticas presentes nos queijos e a composição do fermento lácteo natural (pingo) das regiões, entre outras”, enumerou Gilson Sales.

A legislação identifica como QMA o produto que apresenta consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes, com ou sem olhaduras mecânicas, confeccionado a partir do leite integral de vaca fresco e cru, retirado e beneficiado na propriedade de origem.

Para a abertura do evento, em 7/11, às 13h, estão confirmadas as presenças do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho, do diretor-geral do IMA Marcílio de Souza Magalhães, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária  Nivaldo da Silva, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Roberto Simões, do coordenador do Lanagro Ricardo Aurélio Pinto do Nascimento, do presidente da Emater- MG Glênio Martins e do presidente da Epamig Rui da Silva Verneque.

Serviço:

1° Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal

Dias: 7, 8 e 9 de novembro

Local: Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro)  - Av.  Rômulo Joviano, s/nº -  Pedro Leopoldo (MG).

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais