Secretária confirma rompimento com empresa contratada para elaborar estudo do trânsito

Em audiência pública nessa segunda-feira (31) na Câmara Municipal, a secretária municipal de trânsito, Ana Paula Morais, confirmou o rompimento do contrato.

A empresa que havia sido contratada para realizar o Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Patos de Minas – PAITT – não irá concluir o serviço. Em audiência pública nessa segunda-feira (31) na Câmara Municipal, a secretária municipal de trânsito, Ana Paula Morais, confirmou o rompimento do contrato.

A secretária explicou que a Prefeitura realizou a “rescisão contratual com a empresa, de maneira amigável”, devido à impossibilidade da prestação do serviço de uma forma mais ampla e global, de acordo com os anseios da atual Administração Municipal. A empresa já havia apresentado um primeiro diagnóstico do trânsito de Patos de Minas e o trabalho acabou recebendo críticas.

Ana Paula esclareceu que a empresa anteriormente licitada havia realizado um estudo sobre o trânsito de Patos de Minas, avaliando as mais diversas situações que envolvem a mobilidade urbana no Município. Conforme a secretária, a empresa encerrou os trabalhos na fase de diagnóstico, tendo recebido o valor de cerca de R$ 169 mil reais pelos estudos, consulta pública e diagnóstico realizados.

A secretária esclareceu ainda que o rompimento contratual não trará prejuízos ao poder público e à população. “Todos os dados coletados e o diagnóstico já realizados serão aproveitados pela nova empresa que já está em processo de contratação”, justificou. Além disso, Ana Paula reforçou que a contratação da nova empresa possibilitará um olhar mais abrangente do trânsito de Patos de Minas e apresentará soluções efetivas para as questões coletadas”.

O prefeito Luís Eduardo Falcão já havia comunicado a intenção de contratar o escritório de Jaime Lerner Arquitetos Associados, um dos mais renomados do país. Segundo Ana Paula, ainda não há previsão para o começo dos trabalhos da nova empresa.

Ana Paula também foi questionada sobre a grande quantidade de multas aplicadas pelo Município, muitas delas consideradas improcedentes pelos motoristas. Segundo ela, todas as autuações são feitas por agentes capacitados, pela Polícia Militar e por meio de radares, explicando ainda que todas as multas podem ser questionadas em 3 instâncias, sendo 2 na Prefeitura e 1 no Estado.

Um outro problema levantado pelos parlamentares foi a questão do estacionamento rotativo. Segundo os vereadores, a população tem reclamado da falta de informações sobre as formas de pagamento e da precariedade de funcionamento do aplicativo. A secretária informou que a empresa responsável pelo serviço já foi notificada e comprometeu-se em apresentar uma nova plataforma, com meios simples e objetivos de efetivar essas cobranças, de modo que a população seja amplamente atendida.

O trânsito de Patos de Minas têm sido motivo de grande preocupação. O número de acidentes se multiplica a cada dia e o município registrou 9 mortes em decorrência de acidentes automobilístico somente nos primeiros cinco meses deste ano.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais