Secretária apresenta novas tecnologias no combate às arboviroses e fala sobre situação da dengue

Segundo a secretária, o município tem 145 notificações de casos de dengue, em 2025.



A secretária municipal de saúde de Patos de Minas, Ana Carolina Magalhães, e a empresa responsável apresentaram as novas tecnologias para o combate às arboviroses. A apresentação aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (17), na Prefeitura Municipal. Segundo a secretária, o município tem 145 notificações de casos de dengue, em 2025.

As novas tecnologias prometem auxiliar os municípios no combate à dengue. O primeiro equipamento é um drone grande, utilizado para mapear o município e encontrar os focos do mosquito transmissor. Ele é equipado com uma câmera que é capaz de capturar imagens com alta qualidade. Segundo Renato Mafra, diretor operacional da Aero Engenharia, empresa responsável pelas novas tecnologias, restam apenas cerca de 600 hectares para serem mapeados em Patos de Minas.

Após o mapeamento, a empresa irá gerar um relatório para o município e apontar onde estão e quais são os focos do aedes aegypti. Logo após, os agentes de combate às endemias poderão se deslocar para os locais com maior precisão e com os equipamentos necessários. Além disso, em locais de difícil acesso, outro drone poderá dispensar um larvicida biológico, que não é prejudicial à saúde, caso necessário. As novas tecnologias aéreas são custeadas com recursos do Governo do Estado, que cobre 30% da área urbana. Todos os municípios da macrorregião, aderiram à tecnologia.

Outra novidade no combate às arboviroses é que os agentes de combate ás endemias irão fazer a borrifarão de inseticida nos imóveis com grande movimentação. Segundo Ana Carolina, o inseticida é liberado pelas agências reguladoras e é aplicado quando não há pessoas no local. A secretária destacou que apesar das novas tecnologias é necessário que cada morador cuide do seu imóvel.

Quanto aos casos de dengue no munícipio, Ana afirmou que já são 145 notificações, parecido com 2023. Segundo a secretária, a expectativa é de que, neste ano, os números das arboviroses serão inferiores em comparação com o ano passado. Ana destacou que, em caso de sintomas, é orientável procurar a unidade de saúde mais próxima, de segunda à sexta-feira, de 7h às 11h. Procurar a UPA apenas quanto os sintomas incluírem sangramentos.



Últimas Notícias

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais

Conselho Técnico define adversários do Mamoré no Módulo II 2026; confira

Veja mais

Carro derrapa durante forte chuva na MGC 354 e vai parar com as rodas para o alto

Veja mais

Em post enigmático, Falcão anuncia parceria com pré-candidato ao governo de Minas Gerais

Veja mais

Neto do professor “Pão”, é campeão brasileiro de basquete Sub-16 pela Seleção Mineira

Veja mais