Sebrae Minas promove maratona para criação de soluções inovadoras no bioma Cerrado
É o Ideathon, uma iniciativa do Sebrae Minas voltada para estudantes, empreendedores, pesquisadores e startups da região, que deve contar com cerca de 120 participantes.
Uma maratona que será realizada nos dias 9 e 10 de agosto no Unipam vai desenvolver soluções inovadoras e práticas sustentáveis para o Cerrado Mineiro. É o Ideathon, uma iniciativa do Sebrae Minas voltada para estudantes, empreendedores, pesquisadores e startups da região, que deve contar com cerca de 120 participantes.
O Ideathon ainda será um espaço de conexões e networking entre os participantes, em busca de novas abordagens para conservação do bioma, levando em consideração as oportunidades econômicas, e os desafios ambientais e sociais únicos da região do Cerrado. “A expectativa é reunir pessoas interessadas em criar produtos e serviços que possam preservar o ecossistema, valorizando sua biodiversidade e promovendo uma economia sustentável e inovadora”, destaca a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.
O primeiro lugar do Ideathon garante vaga no Inova Cerrado, um programa de fomento às atividades da bioeconomia, realizado pelo Sebrae Nacional. Esta será a segunda etapa da iniciativa, em uma fase de ideação com mentorias aos times para implementarem suas ideias. Este suporte terá duração de três meses, com apoio de um time de especialistas. As inscrições vão até dia 25 de agosto por meio deste link . Aqueles que já possuem uma solução e uma equipe, também podem ingressar já na segunda fase.
O Ideathon em Patos de Minas também tem apoio do Unipam, Finom, Patos Valley, IFTM, UFU, Inovalto, EFAN, IFNMG, Unicerp,Unifucamp, Movimento Inovatu, Uberhub, Parque Tecnológico de Uberaba, Aciub Inovação, Amipa, Irriganor, Copabase, Região do Cerrado Mineiro, Fundaccer, Embrapa, Cerrado das Águas Consórcio e Zebu Valley.
Cerrado
O Cerrado é segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil. Cobrindo cerca de 25% do território nacional, é uma das regiões do país de maior biodiversidade, com mais de 6 mil espécies de árvores e 800 aves catalogadas.
Em Minas Gerais, o território abrange 55 municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do estado, sendo reconhecido pela produção de cafés especiais e de diferentes tipos de queijos artesanais.