Sebrae apresenta diagnóstico das potencialidades e das dificuldades da região

O resultado vai servir de base para a atuação das entidades de classe e do poder público municipal.


O Sebrae apresentou na manhã desta terça-feira (04) um diagnóstico econômico da microrregião de Patos de Minas.
O Sebrae apresentou na manhã desta terça-feira (04) um diagnóstico econômico da microrregião de Patos de Minas. O estudo analisou os dados disponíveis no IBGE, IPEA e órgãos da administração municipal e levou dois meses para ser elaborado. O resultado vai servir de base para a atuação das entidades de classe e do poder público municipal.

O diagnóstico revela dados importantes para a economia de Patos de Minas, consolidando o município como polo regional. A cidade se destaca como referência em educação superior, com a disponibilidade de um grande número de faculdades públicas e privadas, como o UNIPAM, FPM, UFU e IFTM.

Patos de Minas também se destaca como referência em tratamento de saúde. Os hospitais se modernizaram e os serviços disponibilizados atendem as principais demandas da região. Outro ponto destacado no diagnóstico é o comércio. O setor se beneficia da condição de polo regional se fortalece oferecendo produtos para a região inteira.

Com relação à microrregião de Patos de Minas, que envolve outros 10 municípios vizinhos, o diagnóstico mostrou o grande potencial para o agronegócio, com destaque para a produção de leite, café e carne. Além disso, o município se tornou referência como polo nacional para a suinocultura.

Por outro lado, o estudo mostra que a população está envelhecendo e que houve uma redução no número de indústrias na cidade. A região tem pouca vocação para o setor. A vantagem mostrada no estudo é que as indústrias que permanecem no município crescem e absorvem a mão de obra e os salários dos trabalhadores.

O encontro para a apresentação do diagnóstico teve a participação de representantes de entidades de classe, lideranças municipais e autoridades públicas. De acordo com Daniel Resende, presidente da Adesp, as informações vão servir de base para as ações que serão desenvolvidas a partir de agora em prol do desenvolvimento da região.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Jovem de 21 anos é presa após furto de cosméticos em loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais