Saúde intensifica ações para conter avanço da leishmaniose em Patos de Minas

Para evitar o avanço da leishmaniose, os órgãos de saúde intensificaram o trabalho de combate ao transmissor.

O avanço da leishmaniose tem sido motivo de preocupação em Patos de Minas. Só este ano, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 66 casos, um aumento de mais de 1000% se comparado ao ano de 2009, quando foram registrados apenas seis casos. Em 2008, a cidade não notificou nenhum caso da doença. Para evitar o avanço da leishmaniose, os órgãos de saúde intensificaram o trabalho de combate ao transmissor.


Na semana passada, o setor de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um trabalho de bloqueio de transmissão contra a leishmaniose em Patos de Minas. A ação preventiva está sendo executada em oito bairros do entorno do Rio Paranaíba, com ações que vão desde o bairro Jardim Panorâmico até o Santo Antônio, na região onde foi diagnosticada a maioria dos casos da doença este ano.


Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Geize Soares, três mil residências serão visitadas por agentes sanitários. Eles vão aplicar inseticida dentro e fora das casas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Além disso, os agentes farão um trabalho preventivo com orientações sobre prevenção e combate à doença.


A Leishmaniose é causada pelo protozoário do gênero Leishmania que pode ser transmitido pela picada da fêmea do mosquito flebotomíneo, conhecido como mosquito palha ou birigui. Manter os quintais limpos é o primeiro passo para evitar a doença.


Em Patos de Minas, a maioria dos casos diagnosticados é de leishmaniose cutânea. Também conhecida como tegumentar, a leishmaniose cutânea é caracterizada por lesões na pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta. Todos os casos registrados este ano já estão sendo tratados.


O trabalho de bloqueio do mosquito transmissor deve se prolongar pelos próximos 20 dias. Entre os meses de Dezembro e Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde fará uma nova pulverização.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais