Satélites Starlink fazem sucesso nos céus da região e impressionam moradores

No início da noite desta quinta-feira (20), novamente eles devem rasgar os céus da região.

Muitos moradores da região do Alto Paranaíba ficaram surpresos na noite dessa quarta-feira (20) ao olharem para o céu. Pontos de luzes que se movimentavam em linha reta pelo espaço chegaram a ser apontados como naves extraterrestres. No entanto, trata-se dos satélites da Starlink. No início da noite desta quinta-feira (20), novamente eles devem rasgar os céus da região.

Moradores de Patos de Minas, São Gotardo e Rio Paranaíba observaram o “fenômeno”. Teresinha de Souza, do grupo Mulheres de Estrela, registrou a passagem do quintal de casa, no Centro de Rio Paranaíba. Ela disse que foi para o quintal, apagou todas as luzes e registrou a passagem com o próprio celular. Ela disse que o brilho da lua acabou atrapalhando um pouco as imagens.

Segundo Teresinha Souza, os satélites fazem parte do Projeto do bilionário Elon Musk que pretende lançar milhares de satélites para o espaço através dos foguetes da SpaceX. A intenção seria levar internet gratuita para os lugares mais remotos do planeta. Para concretizar a missão, de 15 em 15 dias, a agência lança cerca de 60 desses satélites ao espaço.

Os satélites vistos nessa quarta-feira fazem parte da 27ª leva e eles poderão ser vistos outra vez na noite desta quinta-feira (20). Segundo Terezinha, professora aposentada, fundadora do Projeto Mulheres de Estrelas, que tem membros em Patos de Minas e outras cidades da região, os satélites desta quinta podem ser mais difíceis de ser vistos, mas poderão ser observados a olho nu.

Ela orientou as pessoas a irem para lugares mais escuros para conseguirem ver a passagem.  Eles devem iniciar a passagem nos céus da região por volta das 18h36. Os satélites devem seguir da região Nordeste em direção ao Sudeste, passando pela lua. Teresinha disse também que o Telescópio Hubble poderá ser visto nesta noite e, na madrugada deste sábado (22), haverá a passagem da Estação Espacial Internacional-ISS.

Apesar de a intenção ser a disponibilização de conexão rápida à internet em lugares remotos de forma gratuita, há muitas críticas com relação ao projeto do bilionário. Astrônomos profissionais dizem que o brilho dos equipamentos atrapalha o monitoramento dos planetas e estrelas, além de que o projeto é de uma empresa privada que, portanto visa ao lucro, e que por isso não será gratuito.

Sem saber o que seriam as luzes, moradores chegaram a gravar imagens e divulgar nas redes sociais como se fossem objetos voadores não identificados. O Patos Hoje recebeu vídeos de um morador chamando a família para observar os pontos de luzes e os indicando como se fossem naves espaciais.

Últimas Notícias

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais