Santa Casa de Patos de Minas e Suinco recebem maior honraria do legislativo mineiro
Medalha da Ordem do Mérito Legislativo foi criada em 1982
Na tarde dessa quarta-feira (8), as duas instituições de Patos de Minas foram agraciadas com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa. Por indicação da deputada Lud Falcão, a Santa Casa de Patos de Minas e a Cooperativa Suinco receberam as homenagens em cerimônia realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A escolha das duas entidades foi feita no intuito de ressaltar o trabalho realizado por ambas na região do Alto Paranaíba. Para a parlamentar, “o trabalho da Santa Casa e da Suinco já mudou a vida de milhares de pessoas da nossa região, seja por meio da saúde, seja por meio do emprego e da mudança de vida. Ambas têm um papel social muito importante, e suas responsabilidades com o nosso povo vão muito além do que vemos. São exemplos de gestores que cuidam com carinho e zelo da nossa população.”
A Medalha do Mérito Legislativo é concedida a pessoas e instituições que se destacam por serviços e iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania e por seus méritos excepcionais em áreas como política, justiça, saúde, educação e comércio, além de empresários, militares, líderes religiosos, entidades do setor produtivo e associações culturais.
Receberam a medalha o Sr. Décio Bruxel, presidente do conselho da Suinco, e Lucas Oliveira, vice-presidente da Santa Casa de Patos de Minas.
Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas
A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas é uma realização em conjunto da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, da Fundação Educacional de Patos de Minas - Fepam e da Associação Beneficente Doutor Paulo Borges - Mantenedora da Santa Casa.
A cessão do prédio onde funciona a Santa Casa assim como os investimentos na ampliação da estrutura física do hospital são realizados pela Fundação Educacional de Patos de Minas - Fepam. Após amplo movimento realizado pela Prefeitura de Patos de Minas, somando esforços com os governos federal e estadual, a oncologia e a cardiologia estão retornando para Patos de Minas. Serão investidos mais de R$10 milhões em recursos somente para abarcar as especialidades. Hoje, a Santa Casa de Patos de Minas é considerada o maior hospital SUS da região.
Cooperativa SUINCO
A Suinco nasceu do sonho de 36 produtores do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro de industrializar a produção das suas granjas, entregando alimentos e insumos com qualidade superior. Atualmente, é a maior cooperativa processadora de carne suína do estado de Minas Gerais e a 3ª maior empregadora do ramo agropecuário no estado, gerando mais de 1.500 empregos diretos na região. O conselho da cooperativa é presidido atualmente por Décio Bruxel.