Santa Casa de Patos de Minas completa dois anos realizando cirurgias bariátricas

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, é única instituição de Minas Gerais participante da ação.

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas completa, neste domingo (12), dois anos realizando cirurgias bariátricas 100% pelo SUS. Durante esse período, o hospital realizou 234 procedimentos. A título de comparação, antes da Santa Casa iniciar o serviço, apenas um paciente de Patos de Minas, por ano, poderia realizar a cirurgia e ainda em Belo Horizonte.

A secretária de saúde, Ana Carolina Magalhães, afirmou que os procedimentos começaram em 12 de outubro de 2023, em referência ao dia de Nossa Senhora Aparecida. A secretária ressaltou que antes do início dos procedimentos, os pacientes passaram pelo “Ambulatório de Obesidade”, onde foram realizados todos os atendimentos necessários para a realização da cirurgia.

O presidente da Santa Casa de Misericórdia, Pastor Cláudio Pacheco, celebrou a marca de dois anos e afirmou que é um “sentimento de alegria” ver os pacientes mudando de vida, após a cirurgia. O presidente ressaltou que a cirurgia bariátrica reduz consideravelmente as comorbidades que estavam relacionadas a obesidade.

As cirurgias bariátricas são conduzidas pelo médico Edson Antonacci, que participa de todo o processo no hospital e treinou a equipe para os procedimentos. Ele ressaltou que os procedimentos bariátricos realizados na Santa Casa são referência nacional, graças a uma união de esforços dos gestores do hospital e da Prefeitura Municipal. O médico disse que a cirurgia bariátrica vai muito além da estética e que ela influência diretamente a família do paciente, impactando na autoestima dela.


O médico anunciou que a Santa Casa vai oferecer uma nova técnica de cirurgia, que irá atender pacientes que aumentaram o peso após a cirurgia. Os profissionais da Santa Casa passaram por treinamentos no Rio de Janeiro.

O prefeito Luís Eduardo Falcão também celebrou os dois anos e afirmou que o procedimento “é um investimento” devido evitar outras complicações de saúde. A marca de 234 é expressiva. Antes, apenas um paciente de Patos de Minas, por ano, poderia realizar a cirurgia e ainda em Belo Horizonte.

Como participar das avalições médicas e realizar a cirurgia

Segundo a secretária Ana Carolina, as portas de entrada para a realização de cirurgias bariátricas pelo SUS são as unidades de saúde. O paciente é identificado por meio de atendimentos nas unidades e, em seguida, é destinado para o “Ambulatório da Obesidade”, onde é atendido por uma equipe de médicos, como: clinico, cardiologista, endócrino, psicólogo, assistente social, educado físico, dentre outros.

Após seis meses de avaliação, o paciente é encaminhado para a equipe do dr. Edson Antonacci para outros exames. Após esse processo, é avaliado se o paciente pode realizar a cirurgia.

Após ser operado, o paciente é acompanhado em sua própria residência pelo SAD/Melhor em Casa, durante 15 dias. Logo após, os acompanhamentos continuam por dois anos. De acordo com a secretária, o paciente ainda ganha todas as vitaminas necessárias do pós-operatório.

Santa Casa é o único hospital de Minas Gerais a participar de ações no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Neste sábado (11), é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apoiará ações em 14 hospitais com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de todo o país, reforçando a importância da ampliação do acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade pelo SUS.

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, é única instituição de Minas Gerais participante da ação.

Últimas Notícias

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais

Homem que enviava cartas e tentou beijar garota à força, além de outros atos, é preso em Lagoa Grande

Veja mais

Policiais prendem mulher durante visita íntima e mais dois detentos por tráfico na Penitenciária do Carmo

Veja mais

Ao ser advertido sobre mendicância, homem ameaça com faca diretor da Rodoviária e acaba preso

Veja mais

Condutora é presa após atingir poste e lixeira e ameaçar de morte policial no Centro

Veja mais

Polícia Civil detalha operação que apreendeu máquinas de bronzeamento artificial em Patos de Minas

Veja mais