SAMU volta a levar técnicas para salvar vidas a escola na zona rural de Patos de Minas

Com manequins e vários voluntários, os profissionais destacaram que este tipo de palestra na zona rural é muito importante.

A palestra aconteceu no refeitório da escola na manhã desta segunda-feira (19).

O conhecimento é base para formação de qualquer ser humano. Pensando nisso, a Escola Municipal José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, solicitou e recebeu os palestrantes do SAMU. Com manequins e vários voluntários, os profissionais destacaram que este tipo de palestra na zona rural é muito importante porque muitas vezes as ambulâncias demoram a chegar e qualquer pessoa com conhecimento poderá iniciar o salvamento das vítimas.

A palestra aconteceu no refeitório da escola na manhã desta segunda-feira (19). Solange Nunes, Paulo Macedo e Lucas Viana foram os profissionais responsáveis pela palestra. E não decepcionaram. Eles levaram manequins, macas e todos os materiais que geralmente usam para salvar as vidas nos mais diversos casos. Eles falaram sobre como identificar uma parada cardiorrespiratória e como realizar as manobras para salvamento.

Também falaram sobre engasgamento, hemorragias, imobilização de vítimas de acidente, queimaduras e todas as técnicas de primeiros socorros. Atentos, os alunos queriam saber o máximo dos palestrantes. Muito do que foi repassado, os estudantes disseram que nunca tinham ouvido falar. Pais também assistiram à palestra e contribuíram. Eles salientaram situações em que estes conhecimentos puderam salvar os próprios filhos quando bebês.

Ao final, a direção, supervisão, professores e estudantes deram uma salva de palma para os profissionais e agradeceram. A supervisora Celma Lopes salientou que seria importante que todas as escolas na zona rural assistissem à palestra. Os estudantes ainda puderam conhecer um pouco sobre a ambulância e todos os equipamentos existentes no veículo. O Coordenador Geral do SAMU em Patos de Minas, Alexander Gonçalves, destacou que os profissionais são totalmente voluntários e que atuam conforme a disponibilidade deles. Ele ressaltou que as escolas estão solicitando as palestras, mas que infelizmente não é possível fazer um cronograma porque não é possível prever a disponibilidade dos profissionais.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais