Samu Regional promove simulado de grave acidente para conscientizar a população

O Samu Regional possui sua central em Patos de Minas, mas mantém 21 bases descentralizadas e conta com uma equipe de mais de 360 profissionais para atender os chamados da população.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente – NEP - do CISREUNO – SAMU 192 - realizou uma simulação de cena com o intuito de conscientizar a população dos 33 municípios consorciados em relação às atividades exercidas pelo SAMU. O Samu Regional possui sua central em Patos de Minas, mas mantém 21 bases descentralizadas e conta com uma equipe de mais de 360 profissionais para atender os chamados da população.

O simulado de uma colisão carro x moto, com 3 vítimas, foi realizada na manhã desta quarta-feira (28) no bairro Chácaras Caiçaras em Patos de Minas. O solicitante entrou em contato com o SAMU via 192 relatando o acontecido sem informações precisas do ocorrido. Foi empenhado neste atendimento uma ambulância de suporte básico (USB), que chegou até o local, sinalizou e iniciou o primeiro atendimento, avaliando as vítimas.

Após avaliação da cena, notou-se que a vítima do sexo feminino, passageira da motocicleta, já encontrava-se com ausência dos sinais vitais. O piloto da motocicleta apresentava um quadro de confusão mental, com possível TCE (Traumatismo Cranioencefálico) e amputação traumática do membro inferior esquerdo, com sangramento exsanguinante. Realizado então, pela equipe da USB, a aplicação do torniquete e solicitação de apoio da unidade de suporte avançado (USA). O condutor do carro encontrava-se consciente e orientado, apenas com escoriações em face e queixa de dor em coluna torácica.

A USA chegou na ocorrência, constatou o óbito da passageira da motocicleta, e seguiu para atendimento ao piloto onde foi realizado monitorização, acesso venoso periférico e procedido com intubação orotraqueal ainda no local. Após estabilizados e imobilizados, as vítimas foram encaminhadas para ambiente hospitalar.

O principal objetivo do simulado é mostrar à população o fluxo de atendimento adotado pelo CISREUNO – SAMU 192, desde a ligação do solicitante até o empenho das ambulâncias no local, com estabilização do paciente e encaminhamento aos serviços hospitalares, demonstrando todos os protocolos e condutas preconizadas pelas referências de atendimento pré-hospitalar (APH).

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais