SAMU CISREUNO forma primeira turma do Projeto Samuzinho em Patos de Minas

Com o sucesso da primeira edição, o projeto será ampliado para outras cidades da região.

Foi realizada, na noite dessa quinta-feira (29), a formatura da primeira turma do Projeto Samuzinho, promovido pelo SAMU CISREUNO. A cerimônia, que aconteceu no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), celebrou a conclusão das atividades por alunos da Escola Municipal Frei Leopoldo, marcando um importante avanço na promoção da educação em saúde para crianças da rede pública. Com o sucesso da primeira edição, o projeto será ampliado para outras cidades da região.

Criado em 2007 pelo SAMU 192 do Distrito Federal, o Projeto Samuzinho tem como objetivo orientar estudantes do ensino fundamental sobre o uso adequado do serviço de urgência 192, além de ensiná-los a agir corretamente em situações de emergência. A iniciativa é desenvolvida em parceria com escolas públicas municipais e estaduais.

Nesta primeira edição regional, participaram 21 alunos, com idades entre 6 e 11 anos. Durante os encontros, as crianças demonstraram alto engajamento, interagindo ativamente nas atividades práticas e teóricas. As aulas foram ministradas de forma lúdica, acessível e educativa, promovendo aprendizado e conscientização.

Dentre os principais temas abordados estão:

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE)

Parada Cardiorrespiratória (PCR)

Crises convulsivas

Diabetes mellitus

Acidentes domésticos

Acidentes com animais peçonhentos

Queimaduras

Os alunos também aprenderam como acionar corretamente o SAMU 192, quais informações devem ser fornecidas durante a chamada de emergência e ainda sobre quando não ligar evitando trotes.

Com o sucesso da edição piloto em Patos de Minas, o projeto será ampliado para outros municípios da macrorregião Noroeste. Atendendo atualmente 33 cidades, o SAMU CISREUNO reafirma, por meio dessa iniciativa, seu compromisso com a prevenção, a promoção da saúde e a formação de uma geração mais preparada e consciente desde a infância.

Últimas Notícias

Mais de 370 milhões em verbas para a região: Lud Falcão apresenta balanço do primeiro mandato como deputada estadual

Veja mais

Ciclista de 71 anos morre após bater de frente com motocicleta conduzida por adolescente, em Lagoa Formosa

Veja mais

Garoto de 14 anos é esfaqueado em Lagoa Formosa; acusado afirmou que ele estava gritando

Veja mais

Republicanos oficializa Cleitinho e Falcão como candidatos ao Governo de Minas

Veja mais

Mulher é indiciada por estelionato após inventar câncer e fazer campanha para receber doações em Patos de Minas

Veja mais

Fenaminas 2026 termina com R$ 770 milhões em negócios e já confirma data para a próxima edição

Veja mais