Saiba porquê as lagoas do Parque do Mocambo ficam mais vazias nesta época do ano

Mas isso tem explicação.


Além de uma excelente área de lazer para os patenses e visitantes, o Parque Municipal do Mocambo também têm a função de deixar a cidade mais agradável. As diversas lagoas que existem no local contribuem para deixar o clima mais agradável. É por isso que o esvaziamento das represas chamou a atenção dos frequentadores do Parque. Mas isso tem explicação.

Além da contribuição com o clima, as lagoas espalhadas pelos 18,7 hectares do Parque do Mocambo ainda têm outra função. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas – Ivanildo Alves, elas funcionam como represas de contenção e devem ficar mais vazias para reter a água das chuvas.

Desde o bairro Jardim Esperança, toda a água das chuvas desce em direção ao Parque do Mocambo e as lagoas funcionando como represas de contenção evitam que essa água chegue de uma vez ao Córrego do Monjolo, o que poderia provocar inundações ao longo da avenida Fátima Porto.

Por tanto, manter as represas com apenas uma lâmina de água de 20 a 30 centímetros, apenas para a sobrevivência dos peixes, é estratégico nesta época de chuvas, explica Ivanildo.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais