Romeiros percorrem mais de 100km a pé até Santuário de Nossa Senhora da Abadia

A tradição secular atravessa gerações e atrai peregrinos de todas as idades.


O que leva pessoas a saírem de seus lares e percorrer vários quilômetros até alguma igreja de Nossa Senhora da Abadia? O Patos Hoje foi até a BR365, na tarde desta quinta-feira (07), e conversou com romeiros que têm como destino o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, cerca de 145km de Patos de Minas. A tradição secular atravessa gerações e atrai peregrinos de todas as idades.

A nossa reportagem seguiu pela BR365 em busca dos romeiros. Menos de 1km antes do trevo com a BR146, que vai até o distrito de Santana de Patos, encontramos quatro pessoas que seguiam até Romaria. Um detalhe chamou bastante atenção, o homem, que caminhava com três mulheres, estava descalço e vestido com uma camiseta de manga curta e uma calça jeans. A temperatura era de 25°C, mas, o asfalto já estava bastante quente e a sensação térmica era ainda maior.

Nossa reportagem conversou com eles e descobrimos que o grupo saiu da comunidade do Aragão, em Patos de Minas. A pequena Bárbara, de apenas 12 anos, explicou o que motivou a família. Ela contou que sofria com muita ansiedade e que consultou com vários médicos, mas nada da cura. Foi então que o pai dela, o Alair, fez a promessa de que se a Bárbara fosse curada, a família iria para Romaria, a pé e que ele iria descalço. Não é a primeira vez que ele faz isso e afirmou que: “Só tem a agradecer”.

No grupo, outra história de fé os fortalecem. Além da Eni, mãe da Bárbara e esposa do Alair, também estava a Iramaia, que é amiga da família. Desta vez, ela está indo como apoio aos amigos, mas, segundo ela, há 20 anos, recebeu uma graça de Nossa Senhora da Abadia. O filho dela tinha apenas 1 anos e apresentava diversas crises convulsivas. Nenhum médico conseguiu apresentar uma solução. Iramaia contou que pediu uma cura para a santa e teve a graça alcançada. Ela pagou a promessa na época.

Nossa equipe de reportagem seguiu e encontrou outros grupos caminhando às margens da rodovia. Alguns para pagar promessas, outros para fazer pedidos e tem até mesmo quem vai como ato de tradição. Um dos peregrinos contou que faz a romaria há 18 anos e que vai para acompanhar mais pessoas.

Nossa equipe de reportagem foi até o ponto de apoio mantido pela Prefeitura de Patos de Minas. Diversos romeiros param no local e recebem cuidados, como massagens nos pés. Eles ainda têm a possibilidade de descansarem em um quarto. Os servidores da prefeitura preparam deliciosos alimentos, o prato do dia foi feijoada. Após a parada, eles seguem rumo ao santuário em Romaria.

A devoção por Nossa Senhora da Abadia é muito forte em nossa região. Na Diocese de Patos de Minas, existem três igrejas dedicadas a santa, localizadas em: Abadia dos Dourados, Matutina e em Patos de Minas. Além desses templos religiosos, também há o Santuário de Nossa Senhora da Abadia e São José de Botas, em Andrequicé, comunidade de Presidente Olegário. Esse levantamento é apenas sobre as igrejas da diocese, se for contar com outras localidades, como o próprio santuário em Romaria, os números aumentam muito mais.

Últimas Notícias

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais

Polícia Civil prende jovem de 20 anos e cumpre mandados durante a operação Vulcano em Patos de Minas

Veja mais

Conselho Técnico define adversários do Mamoré no Módulo II 2026; confira

Veja mais

Carro derrapa durante forte chuva na MGC 354 e vai parar com as rodas para o alto

Veja mais

Ação solidária para a reforma do Amparo Maternal vai sortear carro novo e você pode participar

Veja mais