Risco de desabastecimento de água dobra com falta de chuva

Reservatórios do Sudeste e Centro-oeste estão com menos de 20%; o normal para a época é de 80%.

A estação chuvosa já está na metade e até agora não justificou seu nome: ainda não choveu. Pelo menos em volume significativo para encher os reservatórios e afastar o risco de desabastecimento de água e energia para este ano. “A expectativa antes do período úmido é que ele fosse melhor do que o de 2014, mas não é isso que está acontecendo. A cada dia que passa sem chuva, aumenta o risco de racionamento em 2015”, diz o gerente de regulação da Safira Energia, Fábio Cuberos.

O presidente da Thymos Energia, João Carlos Mello, diz que o risco de haver um racionamento de energia neste ano quase dobrou, pois é de 40%, ante 20 % a 25% na mesma época do ano passado. O aceitável para a segurança do sistema é de 5%. Esses percentuais são calculados com base no cenário atual dos reservatórios e com as expectativas de uso e de chuvas para o período.

No caso da energia, os reservatórios das hidrelétricas monitorados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste estão com menos de 20% de água armazenada. O percentual é o menor desde o início da série histórica, em 2000, quando o nível estava em 29%. Desde então, poucas vezes o nível esteve abaixo da metade e em vários anos chegou perto dos 80% nesta época.

Já os reservatórios monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA) estão, em sua maioria, abaixo dos 30% nas bacias que cortam Minas Gerais (Doce, São Francisco e Paraíba do Sul).

Perspectiva. A chuva que não caiu até agora não deve começar nesta semana. De acordo com o meteorologista do TempoClima da PUC Minas, Heriberto dos Anjos, a perspectiva não é boa. “A chuva que precisamos é aquela associada a uma frente fria, que dura vários dias. O comportamento das massas que estão atuando é desfavorável”, diz.

Fonte: O Tempo

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais