Rio Areado recebe milhares de peixes de espécies nativas e moradores cobram mais proteção

Cerca de 15 mil peixes de espécies nativas desta região foram soltas no rio.

A manhã desta quinta-feira (14) foi de festa na comunidade de Areado. O Rio que dá nome ao distrito voltou a ser povoado por milhares de peixes de espécies nativas. O peixamento foi patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF – com apoio de diferentes órgãos.

Cerca de 15 mil peixes de espécies nativas desta região foram soltas no rio. Matrinchã, Piaba Prata e Pacu são alguns dos peixes que voltam a povoar o Rio Areado. Muitos já estão em tamanho adulto, com mais de 40 centímetros de comprimento e já prontos para a reprodução e repovoamento do Rio.

Nascimento dos Reis Xel, morador do distrito de Areado e um dos defensores do Rio, comemorou a mobilização causada pela soltura dos peixes. Segundo ele, cerca de 180 pessoas participaram da ação. Esses voluntários deverão continuar contribuindo a partir de agora com a conscientização das pessoas.

A pesca no Rio Areado está proibida em decorrência da Piracema que vai até o dia 28 de fevereiro de 2020. Segundo Xel uma reivindicação será levada aos órgãos ambientais para que este prazo seja estendido e que a proibição da pesca no Rio seja permanente. Enquanto isso não acontece, os moradores ribeirinhos ficarão vigilantes para evitar a pesca.

Os ambientalistas também vão reivindicar a Polícia Militar de Meio Ambiente que aumente as fiscalizações no local para que os peixes sejam preservados no Rio Areado.

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais