Rio Areado recebe milhares de peixes de espécies nativas e moradores cobram mais proteção

Cerca de 15 mil peixes de espécies nativas desta região foram soltas no rio.

A manhã desta quinta-feira (14) foi de festa na comunidade de Areado. O Rio que dá nome ao distrito voltou a ser povoado por milhares de peixes de espécies nativas. O peixamento foi patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF – com apoio de diferentes órgãos.

Cerca de 15 mil peixes de espécies nativas desta região foram soltas no rio. Matrinchã, Piaba Prata e Pacu são alguns dos peixes que voltam a povoar o Rio Areado. Muitos já estão em tamanho adulto, com mais de 40 centímetros de comprimento e já prontos para a reprodução e repovoamento do Rio.

Nascimento dos Reis Xel, morador do distrito de Areado e um dos defensores do Rio, comemorou a mobilização causada pela soltura dos peixes. Segundo ele, cerca de 180 pessoas participaram da ação. Esses voluntários deverão continuar contribuindo a partir de agora com a conscientização das pessoas.

A pesca no Rio Areado está proibida em decorrência da Piracema que vai até o dia 28 de fevereiro de 2020. Segundo Xel uma reivindicação será levada aos órgãos ambientais para que este prazo seja estendido e que a proibição da pesca no Rio seja permanente. Enquanto isso não acontece, os moradores ribeirinhos ficarão vigilantes para evitar a pesca.

Os ambientalistas também vão reivindicar a Polícia Militar de Meio Ambiente que aumente as fiscalizações no local para que os peixes sejam preservados no Rio Areado.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais