Retirada de escadaria histórica na Catedral de Santo Antônio vira alvo de polêmica

O caso foi parar no Ministério Público.


As fotos comprovam que a escada já foi retirada.
A decisão da Igreja Católica de retirar as escadarias dos fundos da Catedral de Santo Antônio virou alvo de polêmica. A igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico do Município de Patos de Minas e a intervenção dependeria da apresentação de projeto e de uma autorização especial. O caso foi parar no Ministério Público.

A denúncia chegou ao Patos Hoje na manhã desta quarta-feira (29). Uma pessoa passou pelo local, estranhou a ausência da escadaria e, sabendo que a Catedral é tombada pelo Patrimônio Histórico decidiu acionar a imprensa. As fotos comprovam que a escada já foi retirada. Parte dos entulhos ainda permanece na caçamba nos fundos da igreja.

Ninguém foi visto trabalhando no local. No Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, a informação é de que a igreja não apresentou qualquer projeto para a retirada da escadaria, mesmo tendo sido alertada da necessidade da autorização, já que o imóvel possui um tombamento especial.

A escada nos fundos da catedral de Santo Antônio está inserida em um contexto histórico importante do município de Patos de Minas e faz parte da rixa política de duas famílias. Na época da construção, o arquiteto que elaborou o projeto teria sido obrigado a construir escadas separadas para que os Borges e Macieis não se encontrassem na entrada da igreja.

A Diretoria de Patrimônio Histórico do Município determinou que a obra fosse interrompida. O Ministério Público também já começou a analisar o caso. Representantes dos órgãos envolvidos deverão se reunir para tentar encontrar uma solução para o caso.

A redação do Patos Hoje tentou contato com os responsáveis pela intervenção na Catedral de Santo Antônio, mas foi informada de que isso só seria possível após as 16 horas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais