Republicanos encerra espera por Cleitinho e diz que indefinição inviabilizou projeto para o Governo de Minas

Poucas horas depois de o parlamentar publicar um vídeo praticamente confirmando que disputará o Palácio Tiradentes, o Republicanos divulgou uma nota oficial afirmando que ele não será candidato pela legenda.

A indefinição sobre a candidatura do senador Cleitinho Azevedo ao Governo de Minas ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (29). Poucas horas depois de o parlamentar publicar um vídeo praticamente confirmando que disputará o Palácio Tiradentes, o Republicanos divulgou uma nota oficial afirmando que ele não será candidato pela legenda.

No comunicado, assinado pelo presidente estadual do partido, deputado Euclydes Pettersen, o Republicanos afirma que trabalhou durante meses para viabilizar a candidatura de Cleitinho, mas que aguardou uma definição do senador por tempo demais. Segundo a legenda, a falta de uma decisão clara comprometeu a construção do projeto político e obrigou o partido e os aliados a reorganizarem suas estratégias eleitorais.

"O partido manteve diálogo aberto, ofereceu as condições políticas necessárias, atraiu partidos aliados e aguardou uma definição clara do senador. Em razão dessa expectativa, diversas decisões estratégicas foram postergadas, justamente para preservar a viabilidade de sua eventual candidatura", diz a nota.

O Republicanos afirma ainda que uma candidatura exige compromisso e decisão firme de quem pretende disputar o cargo, o que, segundo a legenda, não ocorreu.

"Esse compromisso jamais pode ser substituído por sinais contraditórios, sucessivos recuos ou indefinições que acabam comprometendo a construção de um projeto coletivo", destaca outro trecho do comunicado.

A ausência de Cleitinho na Convenção Estadual do Republicanos, realizada no último dia 25 de julho, também foi citada como um marco para o rompimento. Embora o senador tenha apresentado justificativas pessoais para não comparecer, o partido considera que sua ausência produziu consequências políticas inevitáveis.

"Diante da falta de confirmação de sua candidatura, partidos aliados precisaram tomar decisões e reorganizar seus caminhos, como é natural em qualquer processo eleitoral", afirmou a legenda.

Em um dos trechos mais duros da nota, o Republicanos diz que fez sua parte para que a candidatura se tornasse realidade.

"O partido trabalhou duro para que essa candidatura pudesse acontecer. O que faltou foi a decisão inequívoca de quem deveria ser, em primeiro lugar, candidato de si mesmo."

A legenda também ressaltou que respeita a trajetória política de Cleitinho e seu mandato no Senado, mas afirmou ter a responsabilidade de conduzir seu projeto político com previsibilidade e respeito aos candidatos a deputado federal, deputado estadual, filiados e partidos aliados.

A nota é encerrada com uma declaração que praticamente coloca um ponto final na tentativa de construir a candidatura do senador pelo Republicanos.

"Os fatos falam por si. O partido esteve pronto. A candidatura, porém, nunca foi formalmente assumida por quem deveria liderá-la."

Últimas Notícias

Foragido da Justiça é preso por importunação sexual após perseguir vizinha em comunidade de Patos de Minas

Veja mais

Jovem trabalhador de 21 anos morre soterrado por grãos de café após estrutura de armazenamento desabar em Ibiá

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso com cardápio variado de drogas em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso pela Polícia Militar em Patos de Minas com arma de fogo em forma de caneta

Veja mais

Adolescente de 12 anos é atropelado no bairro Ipenama; motorista disse que buscaria documentos e fugiu

Veja mais

Entregador tem que ser socorrido após atingir pick-up em Patos de Minas

Veja mais