Reitoria explica situação da UFU em Patos de Minas para estudantes e professores

Membros da reitoria da UFU fizeram uma longa reunião com alunos e professores na tarde dessa quarta-feira (11).


O encontro, realizado no auditório do Unipam, foi promovido para esclarecer a situação do Campus de Patos de Minas.
Membros da reitoria da Universidade Federal de Uberlândia – UFU fizeram uma longa reunião com alunos e professores na tarde dessa quarta-feira (11). O encontro, realizado no auditório do Unipam, foi promovido para esclarecer a situação do Campus de Patos de Minas e informar sobre as ações que estão sendo tomadas para resolver os problemas que a universidade enfrenta na cidade.

A preocupação dos alunos e dos professores com a falta de estrutura do Campus da UFU em Patos de Minas é grande. A ausência de laboratórios dificulta o aprendizado dos alunos e pode interferir na aprovação dos cursos pelo Ministério da Educação. Alunos e professores questionaram ainda sobre a definição do terreno para a construção do Campus e chegaram a questionar se a UFU vai permanecer em Patos de Minas.

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Santos, foi taxativo em afirmar que a UFU vai permanecer em Patos de Minas. “É um compromisso que nós temos com a comunidade”, afirmou. O reitor destacou, no entanto, que é preciso pacificar as ações com relação a escolha do terreno para a construção do Campus. Questionado sobre a intenção já demonstrada pelo Ministério Público de acionar a Justiça caso a escolha seja pela construção do Campus no terreno da Escola Agrícola, Elmiro disse que a doação será feita diretamente do estado para a União e o Governo de Minas deverá buscar mecanismos jurídicos para evitar mais problemas judiciais.

O prefeito Pedro Lucas também participou da reunião. Ele disse que a pendência sobre a doação do terreno deverá ser resolvida ainda este ano. Bastante questionado pelos universitários, o chefe do executivo disse que a doação do terreno da Epamig já está acertada e que falta apenas a formalização da doação. Pedro Lucas informou também que o prédio escolhido no centro da cidade deverá ser concluído e adequado em 90 dias para a instalação dos laboratórios.

Os problemas enfrentados pela Universidade Federal de Uberlândia para instalar seu campus em Patos de Minas tem sido motivo de preocupação. Os professores chegaram a produzir um documento sugerindo a suspensão de novas vagas em Patos de Minas. Todos concordam que a medida não é a mais adequada, mas o assunto ainda está sendo discutido no Conselho Universitário da UFU.

Para o reitor Elmiro Santos, os problemas mais imediatos do Campus de Patos de Minas estão sendo equacionados e a expectativa é de que tudo se resolva ainda este ano. O reitor garantiu que, assim que for feita a escolha do terreno, fará a liberação dos recursos necessários para a construção do Campus na cidade.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais